São Paulo, SP, 17/09/2019
 
19/06/2015 - 16h09m

Conheça mais sobre a comemoração das festas juninas no Brasil

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - As festas juninas tiveram sua origem na Idade Média e celebram os dias de santos populares, como Santo Antônio, São Pedro e São João, durante o mês de junho. Além do Brasil, outros países Dinamarca, Noruega e Suécia, partes do Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, entre outros, também fazem esta celebração.

A tradição brasileira segue costumes da região nordeste, com o famoso “arraial”, acompanhado por comidas típicas, como arroz-doce, canjica, a pamonha, o curau, a pipoca, o bolo de milho, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, entre outras coisas.

As barracas do local onde acontecem as quermesses, sempre enfeitados com bandeirinhas coloridas, também apresentam diversas brincadeiras, como leilões, bingos e outros jogos que oferecem um prêmio, além de correio elegante e casamentos falsos.

A fogueira, muitas vezes presente, simboliza a lenda de que uma fogueira foi acesa para o nascimento de São João Batista e, a partir de então, o costume foi seguido na Europa para marcar o início do verão, que acontece em junho.

A dança, conhecida como quadrilha, se originou na França e foi trazida pela elite brasileira. Ela, porém, acabou se popularizando na área rural do país, abandonando os costumes europeus e recebendo uma influência do nacionalismo. É por conta disso que as músicas que a acompanham são regionais e as roupas são conhecidas como “caipiras”.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro