Conheça mais sobre o Dia de São João e as tradições juninas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
24/06/2016 - 14h31m

Conheça mais sobre o Dia de São João e as tradições juninas

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - No dia 24 de junho é celebrado o Dia de São João. Esta data marca o nascimento de João Batista, que segundo a tradição cristã, foi o profeta que previu que Jesus era o Messias e foi batizado por ele.

A celebração teve sua origem na Idade Média, quando os povos passaram a celebrar os dias dos Santos Populares: Santo Antônio, São Pedro e São João, durante o mês de junho. Além do Brasil, outros países Dinamarca, Noruega e Suécia, partes do Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, entre outros, também fazem esta celebração, cada um seguindo sua própria tradição.

A tradição brasileira segue costumes da região nordeste, com o famoso “arraial”, acompanhado por comidas típicas, como arroz-doce, canjica, a pamonha, o curau, a pipoca, o bolo de milho, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, entre outras coisas.

As barracas do local onde acontecem as quermesses, sempre enfeitados com bandeirinhas coloridas, também apresentam diversas brincadeiras, como leilões, bingos e outros jogos que oferecem um prêmio, além de correio elegante e casamentos falsos. A fogueira, muitas vezes presente, simboliza a lenda de que uma fogueira foi acesa para o nascimento de São João Batista e, a partir de então, o costume foi seguido na Europa para marcar o início do verão, que acontece em junho.

A dança, conhecida como quadrilha, se originou na França e foi trazida pela elite brasileira. Ela, porém, acabou se popularizando na área rural do país, abandonando os costumes europeus e recebendo uma influência do nacionalismo. É por conta disso que as músicas que a acompanham são regionais e as roupas são conhecidas como “caipiras”.

Os gêneros musicais do arraial tradicional brasileiro são o xote o forró. A música mais popular nas festas é Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro