Conselheiros de Cultura entregam carta de renúncia coletiva - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
27/07/2015 - 10h47m

Conselheiros de Cultura entregam carta de renúncia coletiva

Agência Hoje 

Atibaia (Agência Hoje) - O município de Atibaia é conhecido por ocupar posição privilegiada em relação à localização, aos atributos naturais e à infraestrutura para receber quem busca uma opção próxima à capital.

Aliado a esses predicados, o fato de abrigar e incentivar diversos movimentos culturais durante todo o ano também faz de Atibaia um destino cada vez mais interessante. Para a população, uma cidade cheia de opções que valorizam as características locais e que também abre espaço para o novo.

Nesse contexto, as políticas culturais têm grande importância na valorização das tendências e na captação de recursos diversos que as viabilizem. Um dos requisitos para que os municípios recebam recursos destinados ao incentivo à Cultura, por parte do Governo Federal, é que elaborem e aprovem um Plano Municipal de Cultura, ajustado ao SNC - Sistema Nacional de Cultura.

Em fevereiro de 2015 foram nomeados os membros para compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Atibaia, com a finalidade de formatar todo o processo entre a necessidade e a viabilização dos recursos e ações que envolvem o acesso à Cultura no município.

O Conselho, que é conhecido pela sigla COMPOCAT, é formado por dez representantes do poder público e quinze representantes da sociedade civil envolvidos diretamente com segmentos culturais diversos.

Desde o início dos trabalhos do COMPOCAT, divergências entre o grupo formado pela sociedade civil e alguns dos representantes do poder público se manifestaram. Até meados de julho não houve acordo sobre diversas questões básicas e a atuação do Conselho foi nula. Não foi possível, sequer, finalizar os procedimentos para a eleição da presidência do Conselho.

Semana passada, os membros Conselheiros representantes da sociedade civil elaboraram uma carta de renúncia coletiva, onde atribuem a representantes do poder público despreparo e falta de comprometimento com as políticas culturais do município. Segundo o regimento interno do COMPOCAT, nessa circunstância, o Conselho fica automaticamente destituído e novas eleições devem ser convocadas.

Enquanto a maioria dos municípios vizinhos já viabilizou as suas adesões ao SNC, Atibaia aguarda a solução do impasse, torcendo para que a demora não comprometa as ações para o ano de 2015.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro