Conselhos para quem quer comprar imóvel no 11º Feirão da Caixa - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
25/04/2015 - 17h01m

Conselhos para quem quer comprar imóvel no 11º Feirão da Caixa

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
O Feirão da Caixa acontece em 14 cidades
O Feirão da Caixa acontece em 14 cidades

São Paulo (Agência Hoje) - O 11º Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal estará em São Paulo, Recife e Belém entre os dias 24 e 26 de abril, para incentivar as vendas de casas e apartamentos financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O objetivo da Caixa é financiar habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida e de outros programas com recursos do FGTS. O teto máximo para financiamento dos imóveis é de R$ 190 mil e estima-se que sejam ofertados mais de 200 mil imóveis nessa edição da feira.

O Feirão acontece em 14 cidades e, somente em São Paulo, são mais de 80 mil imóveis, entre novos e usados. A previsão é de 60 mil visitantes nos dias 24, 25 e 26 de abril, no Parque de Exposições Anhembi.

Para ter acesso ao crédito no Feirão é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de renda. Segundo o Dr. Wilson César Rascovit, advogado e vice-presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), é importante que o interessado observe algumas recomendações antes de fechar negócio:

Pesquise o preço do imóvel - Procure avaliar outros imóveis à venda no mesmo prédio ou conjunto, para saber o valor de mercado. Também vale pesquisar junto a imobiliárias e corretores quanto ao preço médio do metro quadrado na região.

Pesquise as taxas de juros – Não é somente a Caixa que faz financiamentos para habitação e a taxa de juros varia conforme sua renda, o valor do imóvel e o valor do financiamento.Pesquise e faça simulações em todos os bancos para encontrar a melhor taxa.

Imóvel ocupado – A maior fonte de problemas é quando o imóvel está ocupado. Procure a informação no edital ou nos prospectos de venda. Se estiver ocupado, o primeiro conselho é que você não efetue a compra.

Conheça o imóvel por dentro e faça uma vistoria detalhada antes de fechar negócio – É muito comum, principalmente em imóveis ocupados que, ao tomar posse do imóvel, o comprador se depare com luminárias, armários, torneiras e até partes de gesso arrancadas e que constavam quando da primeira visita.

Guarde todos os panfletos, anúncios e escritos feitos pelos vendedores – Na Justiça tudo vale como prova e o que é prometido vincula o fornecedor a cumpri-lo. Então tudo que for objeto da negociação faça constar na proposta de compra, inclusive prazos, taxas de juros, metragem do imóvel e outras despesas.

Comprometimento de renda – não comprometa mais de 15% de sua renda com o pagamento da primeira parcela do financiamento e não caia na tentação de comprometer 30% conforme muitos bancos orientam. Este cuidado é fundamental para você conseguir honrar todas as parcelas do financiamento sem dificuldades.

Despesas da compra – Escolhido o imóvel e aprovado o financiamento, lembre-se que há despesas de escritura e ITBI para registrar a transação em cartório. Estes custos podem chegar a 5% do valor de mercado atual do imóvel.

Agenda

São Paulo

Local: Parque de Exposições Anhembi Dias 24 e 25 de abril (sexta-feira e sábado): das 10h às 20h

Dia 26/04 (domingo): das 9h às 16h

Recife

Local: Pavilhão de Convenções de Pernambuco

Dias 24 e 25 de abril (sexta-feira e sábado): das 10h às 20h

Dia 26/04 (domingo): das 10h às 18h

Belém

Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia

Dias 24 e 25 de abril (sexta-feira e sábado): das 10h às 21h

Dia 26/04 (domingo): das 10h às 18h

Rio de Janeiro

Dias: 15 a 17 de maio

Curitiba

Dias 15 a 17 de maio

Fortaleza

Dias 15 a 17 de maio

Campinas (SP)

Dias 15 a 17 de maio

Brasília

Dias 22 a 24 de maio

Uberlândia (MG)

dias 22 a 24 de maio

Porto Alegre

Dias 22 a 24 de maio

Florianópolis

Dias 22 a 24 de maio

Belo Horizonte

Dias 12 a 14 de junho

Salvador

Dias 12 a 14 de junho

Goiânia

Dias 12 a 14 de junho

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro