Consumo nacional de produtos importados cresce desde 2007 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
14/08/2014 - 12h11m

Consumo nacional de produtos importados cresce desde 2007

Agência Brasil 
Reprodução
Fatia dos produtos estrangeiros cresceu 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013.
Fatia dos produtos estrangeiros cresceu 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013.

Brasília - A participação dos produtos importados no consumo nacional, subiu para 21,8% no segundo trimestre do ano. Os números são da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que divulgou nesta quinta-feira (14) o Coeficiente de Penetração das Importações. A fatia dos produtos estrangeiros cresceu 1,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2013 e é a maior da série histórica, que começou em 2007.

A confederação informou também que o Coeficiente de Exportação, que mostra a importância do mercado externo para a produção da indústria, ficou em 19,2%, praticamente estável em relação ao do primeiro trimestre.

Para o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, as importações continuam ganhando destaque no mercado interno. O mercado externo, no entanto, não está ganhando importância para as empresas brasileiras. Na avaliação dele, os coeficientes de Abertura Comercial confirmam a falta de competitividade da indústria nacional que, além da dificuldade para exportar manufaturados, enfrenta a concorrência com os produtos estrangeiros no mercado doméstico.

Na indústria de transformação, o Coeficiente de Exportação ficou em 15,5% pelo terceiro trimestre consecutivo. O Coeficiente de Penetração de Importações atingiu 20,3%, com trajetória de alta. O estudo foi realizado em parceria com a Funcex (Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior). Na indústria extrativa, o Coeficiente de Exportação também ficou estável em 65,1% e o de Penetração de Importações recuou de 50,1% no primeiro trimestre para 49,9%, informou a CNI.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro