Controle de acesso ao Porto de Santos entra em vigor; bloqueio ficará no Km 40 da Anchieta - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
05/04/2015 - 21h41m

Controle de acesso ao Porto de Santos entra em vigor; bloqueio ficará no Km 40 da Anchieta

Agência Hoje 
Reprodução
Polícia Rodoviária e Ecovias farão barreiras para evitar trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Santos
Polícia Rodoviária e Ecovias farão barreiras para evitar trânsito de caminhões no acesso ao Porto de Santos

São Paulo (Agência Hoje) - O controle de tráfego de caminhões na chegada ao Porto de Santos entrará em vigor a zero hora desta segunda-feira, 6, de acordo com anúncio feito pelo Governo do Estado, através da Artesp. A medida foi adotada por causa do incêndio em tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, em Santos, no litoral paulista.

De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta/Imigrantes, será realizado bloqueio de caminhões com destino à margem direita do Porto de Santos no km 40 da Rodovia Anchieta, no início do trecho de serra, a partir da zero hora desta segunda-feira, 6.

"Essa medida preventiva envolve dois pontos de controle, dois pontos de filtragem dos veículos. Um deles no km 40 da Anchieta, aonde todos os caminhões serão parados pela Polícia Militar para a verificação do seu destino. Aqueles caminhões que se dirigem à margem esquerda do Porto, Guarujá, seguem normalmente e os caminhões que vão para a margem direita, via Alemoa, serão encaminhados para um bolsão", explicou o diretor da Artesp, Giovanni Pengue Filho.

O segundo ponto é na Rodovia dos Imigrantes, também no km 40, onde os caminhões serão direcionados para o bolsão.

Os motoristas encaminhados para o bolsão de estacionamento deverão aguardar liberação do acesso ao Porto através do Viaduto Alemoa. Os veículos de passeio e veículos leves estão liberados para descer a Serra do Mar sem problemas.

O bloqueio vai vigorar até que o incêndio seja totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, para garantir a fluidez de tráfego, a circulação de ônibus no Sistema Anchieta/Imigrantes não será afetado. A interligação estará fechada para veículos de passeio, que terão como alternativa o Rodoanel.

A Ecovias fará intensa comunicação no Sistema Anchieta/Imigrantes no trecho de Planalto avisando os caminhoneiros que está proibido descer a serra aqueles veículos com destino a margem direita do Porto. A concessionária tem à disposição 15 painéis de mensagens variáveis, que anunciarão o bloqueio.

Os telefones de informações da concessionária e as redes sociais também estarão anunciando as medidas de controle de tráfego.

As concessionárias que administram as rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco, Raposo Tavares, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Rodoanel também comunicarão o bloqueio de caminhões no km 40 da Anchieta através de mensagens em painéis nas pistas.

O objetivo é evitar congestionamento de caminhões e bloqueios das pistas por esses veículos pesados na chegada à Santos. Estes engarrafamentos poderão provocar impacto no tráfego na Baixada Santista e nos deslocamentos de moradores locais.

A região próxima ao incêndio está segura e as rodovias vizinhas não correm risco. O Viaduto Alemoa continuará interditado, bloqueando o acesso direto à margem direita do Porto de Santos. O acesso à margem esquerda continua sendo realizado sem problemas, pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, assim como o acesso à Rodovia Rio-Santos e ao município de Guarujá.

CORPO DE BOMBEIROS REFORÇA EQUIPE E USA NOVOS EQUIPAMENTOS

São Paulo (Agência Brasil/Marli Moreira) - Com o reforço na equipe do Corpo de Bombeiros, que mobilizou 110 homens e o uso de novos equipamentos, diminuiu neste domingo (5) a extensão do incêndio nos depósitos de álcool e gasolina da empresa Ultracargo, no Terminal da Alemoa, em Santos, litoral paulista.

Segundo a corporação, a intensidade das chamas diminuiu e atinge agora três tanques, sendo dois com gasolina e um com álcool anidro. O fogo começou na última quinta-feira (2), às 10h, e dura mais de 79 horas.

Na manhã deste domingo (5), o Gabinete de Integração, com a participação da prefeitura de Santos e dos governos estadual e federal, decidiu restringir, a partir de amanhã (6), o acesso de caminhões com destino ao Porto de Santos, pois, por causa desse incêndio, continua fechada a alça de acesso ao Viaduto da Alemoa.

De acordo com a prefeitura, a medida visa a evitar que a entrada de Santos fique bloqueada.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) ficou encarregada de comunicar a decisão a todos os terminais do porto. A Polícia Rodoviária e a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, farão barreiras de veículos e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo comunicará a restrição aos caminhoneiros por meio das placas informativas nas estradas paulistas que dão acesso ao porto.

Os caminhões serão retidos pela Polícia Rodoviária no Km 40 da interligação do Sistema Anchieta-Imigrantes, em duas faixas de 8 quilômetros (km), totalizando 16 km. A viagem será permitida apenas aos motoristas com destino ao Guarujá.

Agentes de trânsito estarão distribuídos nos semáforos nas vias próximas à entrada de Santos e também no centro da cidade para orientar os motoristas, alertando que eles evitem trafegar pela Avenida Perimetral do Porto. Para os caminhões que saírem do Porto de Santos em direção a São Paulo, haverá comboios no início da Rua João Pessoa, para liberação gradual até a Martins Fontes e a Via Anchieta.

De acordo com a prefeitura de Santos, desde ontem (4), a Ultracargo está transferindo o material de maior risco para tanques isolados dentro do complexo e colocando água nos tanques esvaziados como medida de isolamento para evitar a propagação do fogo. Novos equipamentos estavam previstos para chegar ainda hoje (5), entre eles dois caminhões autobombas da Petrobras, com maior pressão e capacidade de água, para auxiliarem no combate às chamas.

Ontem (4), os trabalhos passaram a ter o auxílio de três caminhões, oferecidos pelas empresas Basf, Petrobras e Braskem. Cada viatura trabalha de 12 a 15 horas por vez, em esquema alternado. A Petrobras enviou ainda três rebocadores. A Ultracargo também importou um produto chamado cold fire, para aplicação sobre o tanque com álcool anidro.

Segundo a empresa, equipamentos cedidos por empresas parceiras e participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) estão ajudando nos trabalhos de combate ao fogo.

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