Cooperativa receberá para fazer coleta seletiva de recicláveis - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
21/01/2014 - 05h38m

Cooperativa receberá para fazer coleta seletiva de recicláveis

Agência Hoje 

Campinas (Agência Hoje) - A Cooperativa de Reciclagem do bairro Satélite Íris assinou contrato com a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas para fazer a coleta seletiva e triagem de resíduos urbanos recicláveis. A experiência valerá por um ano, terá custo de R$ 430.597,37 e se der certo poderá ser estendida a outras áreas da cidade.

O pagamento pela coleta e triagem de recicláveis é uma reivindicação antiga da categoria. Atualmente apenas a Renova Ambiental, empresa selecionada através de concorrência, recebia pelos serviços de coleta seletiva nas ruas. Até o momento as cooperativas de reciclagem sobreviviam apenas da comercialização do material reciclável.

“É a primeira vez que os trabalhadores de uma cooperativa vão receber pela coleta e triagem de material. É uma vitória da categoria, que luta por isso há muito tempo. Agora, esses trabalhadores passarão a receber de forma justa pelo trabalho que desenvolvem” anunciou o secretário de Trabalho e Renda, Jairson Canário.

“Esperamos que esse projeto piloto se estenda para as demais cooperativas e que sirva de exemplo para as cidades da Região Metropolitana de Campinas”, acrescentou o secretário. Se for bem sucedido, a Prefeitura prometeu estender o projeto a todos os empreendimentos vinculados ao Programa Municipal.

A Cooperativa Antonio da Costa Santos é uma das quinze cooperativas de resíduos sólidos vinculadas ao Programa Municipal de Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Com 21 cooperados em seu quadro, a Cooperativa tem uma capacidade de reciclagem de 51 toneladas de material por mês.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro