Coréia do Sul condena lançamento de mísseis da Coréia do Norte - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
10/07/2014 - 16h34m

Coréia do Sul condena lançamento de mísseis da Coréia do Norte

Agência Brasil/Agência Lusa  
Agência Brasil/Marcelo Camargo
A Coréia do Sul condenou o lançamento como uma grande provocação capaz de ameaçar a estabilidade da península
A Coréia do Sul condenou o lançamento como uma grande provocação capaz de ameaçar a estabilidade da península

Seul - A Coreia do Sul condenou nesta quinta-feira (10) a série de lançamento de mísseis pela Coreia do Norte, considerando-a “grave provocação” que ameaça a estabilidade na península.

O Ministério da Defesa sul-coreano manifestou preocupação com o lançamento, na quarta-feira passada, a partir de uma base na região de Hwanghae (Oeste), de dois mísseis de curto alcance, que percorreram cerca de 500 quilômetros antes de cair em águas internacionais.

“Vemos esta série recente de lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte como grave provocação à Coreia do Sul e à comunidade internacional, colocando em risco a estabilidade na península coreana e violando resoluções das Nações Unidas”, disse o porta-voz do ministério, Kim Min-Seok.

As resoluções das Nações Unidas impedem a Coreia do Norte de conduzir qualquer tipo de teste de mísseis.

O teste de quarta-feira foi “fora do comum”, uma vez que, explicou o porta-voz, foram lançados a partir de uma área sensível, perto da zona desmilitarizada

“Parece ter tido como propósito deixar uma mensagem (…) de que a Coreia do Sul poderá ser alvo de ataques-surpresa de mísseis por parte da Coreia do Norte, a qualquer hora e a partir de qualquer lugar”, acrescentou Kim Min-Seok.

Segundo Seul, foi a primeira vez, em quase duas décadas, que a Coreia do Norte fez um teste de mísseis a partir do interior do país, em vez de recorrer a uma das suas bases costeiras.

O Japão também protestou formalmente à Embaixada da Coreia do Norte em Pequim sobre o lançamento.

Após meses de relativa calma na península coreana, Pyongyang começou a fazer, em 26 de junho, testes de mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro