Coreia do Sul desliga alto-falantes na fronteira com o Norte - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 17/04/2024
 
25/08/2015 - 10h52m

Coreia do Sul desliga alto-falantes na fronteira com o Norte

Agência Lusa 
Reprodução
Governos da Coreia do Sul e do Norte chegaram a um acordo para conter o clima de tensão militar na península
Governos da Coreia do Sul e do Norte chegaram a um acordo para conter o clima de tensão militar na península

Seul - A Coreia do Sul desligou nesta terça-feira (25) os alto-falantes que divulgavam propaganda, na fronteira, contra o regime norte-coreano, depois de os dois governos terem chegado a um acordo para conter o clima de tensão militar na península.

“As retransmissões foram suspensas às 12h [hora local], como foi acertado", informou um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul à agência EFE. Os aparelhos, no entanto, ainda não foram retirados.

O acordo firmado por representantes dos dois governos prevê a suspensão das transmissões de propaganda sul-coreana contra a Coreia do Norte, “a menos que ocorra algo anormal”.

As transmissões, consideradas potentes armas no quadro da “guerra psicológica” entre as duas Coreias, foram o principal foco de tensão nos últimos dias.

A Coreia do Sul colocou em funcionamento os alto-falantes na semana passada – quebrando um silêncio de 11 anos – em represália ao Norte pela explosão de três minas que feriram gravemente dois soldados sul-coreanos que patrulhavam a fronteira.

No âmbito do acordo, fechado depois de duas rodadas de negociação, a Coreia do Norte lamentou o incidente com as minas – embora não reconheça sua participação – enquanto o Sul aceitou desligar os equipamentos de som.

Com o fim da crise militar – os contingentes de ambos os lados chegaram a ficar em alerta após breve troca de tiros na zona fronteiriça na quinta-feira. Os dois países se comprometeram a manter o diálogo e a organizar a primeira reunião em mais de um ano e meio de famílias separadas desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro