Coreia do Sul e Estados Unidos iniciam exercício naval em momento de tensão militar - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
11/04/2016 - 10h29m

Coreia do Sul e Estados Unidos iniciam exercício naval em momento de tensão militar

Agência Lusa 

Seul - As forças navais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira (11) um exercício de 11 dias na costa meridional sul-coreana, em um momento de tensão militar com a Coreia do Norte.

A manobra, que se estende até o próximo dia 21, tem como objetivo melhorar a preparação conjunta dos dois aliados em operações de busca e salvamento, além de missões submarinas, informou um porta-voz da Força Naval da Coreia do Sul à agência de notícias Efe.

A Marinha norte-americana mobilizou o barco de resgate USNS Safeguard, de 3.300 toneladas, que transporta 15 mergulhadores.

A Força Naval da Coreia do Sul destacou o barco de resgate Tongyeong, de 3.500 toneladas, que conta com 12 especialistas de uma unidade de salvamento, disse o seu porta-voz.

As duas forças navais vão fazer exercícios de mergulho em águas profundas e simulações submarinas para melhorar a coordenação em operações de resgate tanto em tempo de paz quanto de guerra.

O exercício iniciado hoje faz parte das manobras de grande escala Foal Eagle, que começaram no início de março e se prolongam até o fim deste mês.

Os exercícios Foal Eagle e Key Resolve – o último foi realizado em março – são os maiores até agora pelos dois aliados, envolvendo mais de 17 mil efetivos norte-americanos e 300 mil sul-coreanos.

A Coreia do Norte, que considera as manobras um ensaio de invasão ao país, respondeu nas últimas semanas com ameaças de guerra e lançamentos de mísseis de curto e médio alcance.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro