Corpo de ex-deputado Antonio Paes de Andrade é velado no Congresso Nacional - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
18/06/2015 - 11h43m

Corpo de ex-deputado Antonio Paes de Andrade é velado no Congresso Nacional

Agência Brasil/Carolina Gonçalves 

Brasília - O corpo do ex-deputado Antonio Paes de Andrade está sendo velado desde as 8h desta quinta-feira (18) no Salão Negro do Congresso Nacional. O velório será encerrado com uma missa marcada para o meio-dia e o sepultamento do ex-parlamentar está previsto para 14h30 no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Paes de Andrade morreu na tarde de quarta-feira (17), aos 88 anos, em decorrência de complicações durante uma cirurgia no estômago. Em silêncio, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e outros parlamentares passaram pelo salão para prestar homenagens ao cearense. Na sessão de ontem, Cunha pediu um minuto de silêncio em memória do ex-deputado.

O presidente da Câmara lembrou parte da trajetória de Paes de Andrade e destacou sua atuação “incansável” na política. Ele lembrou que o cearense ocupou vaga na Câmara entre 1963 a 1999 e presidiu a Casa no período de 15 de fevereiro de 1989 a 2 de fevereiro de 1991. “Paes de Andrade, que honrou meu partido, o PMDB, e o cargo que ocupo, presidente da Câmara dos Deputados, foi uma figura ímpar na história”, declarou Cunha.

Na trajetória legislativa, o político foi interlocutor de manifestações contra a censura à imprensa, a violação dos direitos humanos, as cassações de mandatos parlamentares, as prisões arbitrárias e a extinção de partidos políticos. Natural de Mombaça, Paes de Andrade era advogado e professor. Entre 2003 e 2007, o ex-deputado ainda assumiu a sede diplomática do Brasil em Portugal.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro