CPI mista permite defesa acessar provas e volta a convocar Carlinhos Cachoeira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
15/05/2012 - 16h29m

CPI mista permite defesa acessar provas e volta a convocar Carlinhos Cachoeira

Folhapress/Andreza Matais e Rubens Valente 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - A CPI do Cachoeira decidiu hoje franquear à defesa do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o acesso as provas recebidas pela comissão contra ele numa tentativa de ouvi-lo na próxima semana.

O STF (Supremo Tribunal Federal) impediu ontem o depoimento do empresário alegando justamente que ele não teve acesso as provas que estão na comissão de inquérito.

A comissão votou um novo requerimento convocando Cachoeira a depor.

O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também irá pedir a reconsideração da decisão liminar concedida ontem pelo ministro Celso de Mello. Foi o peemedebista quem negou num primeiro momento o acesso à defesa das provas que foram encaminhadas à CPI pelo STF (Supremo Tribunal Federal), argumentando que o próprio STF negou aos advogados de Cachoeira conhecimento dos autos.

Rêgo vai alegar no pedido de reconsideração ao STF que a defesa de Cachoeira já foi autorizada a acompanhar os depoimentos sigilosos de dois delegados que investigaram o empresário.

O recuo da CPI tem como objetivo evitar que outros investigados também recorram ao STF para não depor, o que para os deputados e senadores inviabilizaria os trabalhos da comissão.

A CPI foi criada para investigar as relações de Cachoeira com políticos, empresários e o setor público a partir de investigação da Polícia Federal que acusa o empresário de explorar o jogo ilegal e manter relação de negócios com agentes públicos e privados.

Por essa razão, o depoimento de Cachoeira é considerado importante para balizar os trabalhos. A data do novo depoimento ainda não foi marcada. E não há garantias de que ao conceder as provas à defesa, o STF mudará de opinião.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro