CPI quer saber porque Estados Unidos têm 841 antenas no Brasil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
05/11/2013 - 21h19m

CPI quer saber porque Estados Unidos têm 841 antenas no Brasil

Agência Brasil/Pedro Peduzzi 
Reprodução
Informação da Anatel de que EUA tem 841 antenas de comunicação no Brasil surpreendeu membros da CPI
Informação da Anatel de que EUA tem 841 antenas de comunicação no Brasil surpreendeu membros da CPI

Brasília – A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), disse que o órgão quer explicações sobre o uso de 841 antenas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para suas comunicações. O dado foi repassado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As antenas têm autorização da Anatel e a maioria é móvel, segundo a senadora.

"Estamos estudando tecnicamente o potencial e localização de todas elas. Já era de conhecimento que a embaixada dos Estados Unidos tinha autorização [da Anatel] para o funcionamento. O que não sabíamos é que são 841 antenas, sendo a maioria móveis", disse a senadora.

Para saber se outras embaixadas também dispõem de antenas, a CPI solicitou informações sobre pedidos similares feitos pelas representações dos países à Anatel. "Vimos que outros três países têm antenas homologadas, mas em número muito menor", informou. De acordo com a senadora, a Romênia têm autorização para usar 20 antenas; França, cinco; e Chile, dois.

Para Vanessa Graziotin, os Estados Unidos precisam dar "uma explicação sólida" sobre o uso e propósito dessas antenas. "Eles alegam serem necessárias para suas comunicações. Não sei por que fora da embaixada e do consulado", disse, em referência às antenas móveis, após audiência que ouviu representantes das empresas de telefonia móvel TIM, Oi, Vivo e Claro.

A comissão pretende averiguar também quantas antenas o Brasil utiliza em outros países.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro