Crianças brincam com argila e aprendem sobre antepassados - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
18/07/2014 - 17h37m

Crianças brincam com argila e aprendem sobre antepassados

Agência Hoje 

Embu das Artes (Agência Hoje) - A artista plástica Tônia de Embu desenvolveu na quinta, 17, e na sexta-feira, 18, a oficina "Brincadeiras Indígenas", com a participação de crianças e adultos interessados em relembrar como viviam e agiam os índios, antigos habitantes da região. O encontro foi realizado em frente ao Museu de Arte Sacra.

A oficina ofereceu argila para as crianças e os adultos e acompanhou a realização de trabalhos de arte, orientando os participantes. Os resultados foram considerados acima das expectativas e ajudaram a aprimorar o conhecimento das pessoas sobre os costumes dos antepassados.

"Esse é o momento de brincar e aprender sobre a importância da nossa História", explicou Tônia de Embu. "A oficina é para que todos saibam que houve uma aldeia indígena aqui por volta de 1690 e essa era a maneira que eles tinham de obter seus instrumentais para o dia a dia. As mulheres da aldeia eram responsáveis pela agricultura e confecção de panelas de barro. As meninas ficavam com as mães e aprendiam com elas a fazer pequenos animais com esse material. Era o brinquedo delas”.

Os alunos da creche municipal conveniada Professora Andrea Maria, no Engenho Velho, se entusiasmaram com a ideia de amassar o barro para brincar. Mateus, de quatro anos, estava muito empolgado. “É muito legal brincar disso! Quero fazer todos os dias”falou, rindo. Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade durante os dois dias de oficina.

Veja as comemorações programadas para o final de semana:

19/7 – sábado – 10h e 13h – Oficinas Criativas com Sucata; 16h – Roda de Percussão. Diante do Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29).

13h – Faz parte das comemorações de aniversário da Aldeia M’Boy mais uma edição do programa Cidadania Cultural e a realização de grande Festa Julina, no Ginásio de Esportes Dom José (estrada Lorena, s/n, Jardim Santo Eduardo).

20/7 – domingo – 12h – apresentação de percussão com os alunos dos Núcleos de Cultura; 14h – Violeiros da Assave; 15h – Banda Municipal. Diante do Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro