Crianças surdas se divertem com cães da Guarda Municipal - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
19/06/2013 - 10h16m

Crianças surdas se divertem com cães da Guarda Municipal

Agência Hoje 

Campinas (Agência Hoje) - Os agentes que cuidam do tratamento dos cães da Guarda Municipal levaram, nesta terça-feira, 18, os animais para fazer demonstrações e brincadeiras para um grupo de 20 crianças da Associação de Pais e Amigos de Surdos de Campinas, todas portadoras de deficiência auditiva.

Na ocasião, os animais fizeram demonstrações de suas habilidades e do trabalho realizado com a Guarda Municipal, sendo que o cão da raça golden retriever, chamado Samuca, divertiu muito as crianças enquanto procurava uma bolinha que foi escondida entre os garotos.

A apresentação foi realizada como parte das atividades recreativas oferecidas pela entidade uma vez ao mês. Um dos animais, Boy, tem cerca de 90% de comprometimento da audição e entende os comandos dados por seu condutor por meio de gestos. A atividade do canil é realizada em escolas municipais e entidades sem fins lucrativo e possibilita explorar lições de disciplina, convivência e afetividade entre crianças e animais.

Pais e Amigos

Fundada em Campinas em 8 de junho de 1986, a Apascamp (Associação dos Pais e Amigos de Surdos de Campinas) começou com um grupo de pais de deficientes auditivos. Todos eles frequentavam o Centro de Pesquisa e Reabilitação Gabriel Porto (Cepre), onde buscavam terapias para seus filhos.

Algumas famílias carentes, sem condições de adquirir aparelhos auditivos, chamaram a atenção de outros pais, que resolveram se mobilizar numa campanha junto à empresas representantes de aparelhos (AAS), conseguindo diversas doações.

De acordo com os organizadores, nessa ocasião "foi lançada a semente no solo fértil do altruísmo. Veio, então, a ideia de formar uma entidade que pudesse suprir as necessidades das famílias de baixa renda, que sofriam com a falta de recursos para o atendimento do deficiente auditivo".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro