Crise de refugiados volta a dominar sessão do Parlamento Europeu nesta semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
26/10/2015 - 09h49m

Crise de refugiados volta a dominar sessão do Parlamento Europeu nesta semana

Agência Lusa 

Bruxelas - A resposta europeia à crise de refugiados vai continuar em destaque esta semana, voltando a ser o tema do principal debate da sessão plenária do Parlamento Europeu, que ocorre esta segunda (26) e quinta-feira (29) em Estrasburgo.

No dia seguinte a uma minicúpula em Bruxelas, a questão das migrações também voltará a estar na agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros, que se reúnem hoje em Luxemburgo.

Em Estrasburgo, os deputados europeus debaterão também, amanhã (27) de manhã, com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, os resultados das mais recentes cúpulas europeias (de 15 de outubro e a reunião de líderes de domingo), bem como a próxima, que juntará líderes europeus e africanos em 11 e 12 de novembro em La Valetta.

A cooperação com a Turquia, a situação dos refugiados na rota dos Balcãs Ocidentais, a recolocação na União Europeia (UE) das pessoas que necessitam de proteção internacional e o regresso das que não se qualificam, os fundos e a gestão das fronteiras serão alguns dos assuntos abordados no debate de Estrasburgo.

No mesmo dia em que tem início a sessão plenária do Parlamento em Estrasburgo, Luxemburgo acolhe nova reunião dos chefes de diplomacia da UE, que também têm prevista na respetiva ordem de trabalhos uma discussão sobre migrações, refugiados e desenvolvimento, focando as atenções no papel que a cooperação para o desenvolvimento pode ter para ajudar a Europa e os seus países parceiros a enfrentar os atuais desafios.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro