Cultura e tradições japonesas na 36ª Festa das Flores e Morangos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
07/09/2016 - 22h12m

Cultura e tradições japonesas na 36ª Festa das Flores e Morangos

Agência Hoje/Sandra Vieira de Mello 
Agência Hoje/Arquivo

Atibaia (Agência Hoje) - Começou desde o dia 02 de setembro a 36ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia, no Parque Edmundo Zanoni. O evento, que é organizado pela Associação Hortolândia de Atibaia, conta com o apoio de diversos patrocinadores da região e este ano apresenta o tema "Riquezas da Terra".

Esta é a primeira festa que acontece depois da reforma do Parque, que teve como principal melhoria a construção da escadaria de acesso às áreas de exposição. Também foi criada uma rota alternativa, que permite acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Origem da festa

A festa que hoje atrai milhares de pessoas começou em 1965, quando a colônia japonesa organizou uma Feira Agrícola em comemoração aos 300 anos da cidade de Atibaia. A segunda edição da Feira ocorreu somente onze anos depois e, a partir de 1982, a Feira passou a ser anual. Desde então, foi crescendo a cada ano e hoje é um dos mais tradicionais eventos do calendário cultural do Estado de São Paulo.

Exposição de flores

A exposição deste ano apresenta uma decoração mais sóbria que nos anos anteriores, valorizando as flores e arranjos. Como sempre, a grande variedade e qualidade das flores encantam os visitantes.

Ao longo do percurso no Pavilhão de Exposição podem ser encontrados elegantes arranjos individuais, cenários que remetem a paisagens do Japão; grandes composições de buquês; exemplares diversos de rosas, orquídeas, azaleias, calachoes, gérberas; além de um espaço onde são expostos também os frutos produzidos em Atibaia.

Venda de flores

O movimento é grande no pavilhão de venda de flores, onde os produtores comercializam mais de 2 mil exemplares de plantas ornamentais entre flores e folhagens, bonsais, cactos e mudas de árvores.

Há mudas a partir de R$1,00 e é difícil resistir e sair sem levar alguma para casa. A dica é deixar para comprar pouco antes de ir embora, para não precisar carregar a compra. Mas se você preferir, pode deixar no guarda volumes, que cobra R$2,00 e guarda até o final da festa.

Este ano não estão sendo comercializados vasos, o que gerou alguns comentários de insatisfação entre os visitantes. Mas já está em andamento um projeto que pretende introduzir, na próxima edição da festa, a oferta de vasos diferenciados e exclusivos, produzidos na região.

Praça de alimentação

Paralelamente à exposição funciona uma variada praça de alimentação com restaurante, lanchonete e barracas onde são encontradas iguarias para todos os gostos, desde balas de coco, pamonha, licores, queijos, sorvetes, doces, bolos, geleias...e muita comida com morango como ingrediente.

Além dos morangos, podem ser encontrados também pêssegos, nêsperas, atemoia.

Atrações e apresentações

Como nos anos anteriores, foi montado um palco para apresentações artísticas e são esperados contadores de histórias, grupos de congadas, grupos de danças diversos, apresentações de Taikô, Orquestra de Viola Brasileira e FAMA – Fanfarra Municipal.

O tradicional Bon Odori, montado no centro da Praça de Eventos atrai pessoas de todas as idades que se juntam ao bailado em volta dos músicos, embalados pelas canções de agradecimento pela colheita farta, costume japonês.

Vale a pena visitar a Festa das Flores e Morangos de Atibaia e apreciar um pouco da cultura e do trabalho de uma das maiores colônias japonesas do Estado.

SERVIÇO

36º Festa de Flores e Morangos de Atibaia

Data: de 02 até 25 de setembro de 2016

Às sextas, sábados e domingos - incluindo dias 07 e 08

Horários: das 09h até 18h

Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030

Cidade: Atibaia, SP

Telefone – 0800-555-979

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro