Curso de astronomia no Planetário terá diploma internacional - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
04/09/2014 - 16h02m

Curso de astronomia no Planetário terá diploma internacional

Agência Hoje 

Santo André (Agência Hoje) - O Planetário e o Teatro Digital Johannes Kepler deverão entregar diplomas nacionais e certificados internacionais para os professores do ensino fundamental que participarem do curso de Astronomia na Sabina Escola Parque do Conhecimento. As inscrições são gratuitas e  podem ser feitas até o dia 11 de setembro.

O certificado internacional será fornecido pelo Galileo Teaching Treiner Program, uma das instituições mais respeitadas da área no mundo. “Firmamos parceria com instituições internacionais com o objetivo de aprimorar o ensino de ciências usando como veículo a Astronomia”, conta o coordenador científico do Planetário, o astrônomo Marcos Calil.

De posse do certificado do Galileo Teacher, o professor participante poderá fazer parte de uma rede mundial de "Embaixadores de Galileu", os quais irão treinar "Professores Galileu" para aplicar de maneira eficiente as ferramentas para educação em astronomia, no currículo de ciências em escolas de todo o mundo.

Os "Professores Galileu" serão preparados também para treinar outros docentes no uso dessas metodologias, passando adiante o trabalho iniciado durante o Ano Internacional da Astronomia.

Calil explica que no Ano Internacional da Astronomia, em 2009, a International Astronomical Union (IAU), em colaboração com instituições de diversos países e líderes na área, como o projeto Global Hands-On Universe, a US National Optical Astronomy Observatory e a Astronomical Society of the Pacific se uniram num esforço único e global para capacitar professores por intermédio do desenvolvimento do Galileo Teacher Training Program.

Reconhecendo a eficiência desse projeto internacional, a Secretaria de Educação de Santo André e a Sabina Escola Parque do Conhecimento, junto com o Planetário e Teatro Digital de Santo André (Johannes Kepler), em parceria com o Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (Iprodesc) firmaram parceria com o Galileo Teacher Training Program, e oferecerá, nessa quinta edição de curso, o Programa de Formação de Professores Galileu .

Destinado para professores do ensino fundamental I e II, o curso abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula, enfatizando a astronomia observacional como elemento incentivador para os alunos apreciarem e entenderem os objetos celestes presentes no céu, além de motivá-los para o prazer da investigação científica.

O curso será oferecido aos sábados, com início dia 13 de setembro, no período da manhã, das 9h às 11h, totalizando uma carga horária de 16 horas e mais quatro extraclasse, distribuídos em oito encontros.

As inscrições devem ser realizadas até 11 de setembro pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br, mencionando no título do e-mail a informação: GTTP (Galileo Teaching Treiner Program).

SERVIÇO

Curso de Astronomia para Professores – Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler

Data: sábado, 13 de setembro

Horário: das 9h às 11h

Inscrições até 11 de setembro pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro