Curso de francês prepara 350 pessoas para trabalhar na Copa - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
28/08/2013 - 11h13m

Curso de francês prepara 350 pessoas para trabalhar na Copa

Agência Hoje 

Ribeirão Preto (Agência Hoje) - O curso de francês que está sendo oferecido gratuitamente pela Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto já tem 350 alunos matriculados e uma fila de espera com 600 pessoas. O interesse no aprendizado aumentou depois que dirigentes da seleção da França confirmaram desejo de se instalar na cidade durante o período de treinamento para os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A duração do curso é de três meses e as aulas estão sendo disponibilizadas em três períodos, duas vezes por semana, na unidade da Fortec do centro da cidade. "Adquirir mais conhecimento é sempre importante. Um idioma a mais qualifica a pessoa para avançar no mercado de trabalho", disse a jornalista Caroline Borges.

O conhecimento da língua facilitará o acesso de moradores de Ribeirão Preto a oportunidades de trabalho junto à delegação francesa, incluindo jogadores, turistas, familiares e funcionários de empresas de apoio. De acordo com a prefeita Dárcy Vera, "mais de 200 milhões de pessoas aprendem francês como língua estrangeira, o que faz dela a segunda língua mais ensinada no mundo, seguida do inglês".

A prefeita disse que o fato de Ribeirão Preto ser subsede da Copa do Mundo levou a administração a encontrar uma maneira de buscar chances de trabalho. "Tomamos a decisão não só levando em conta o fato do município ser subesede da Copa do Mundo, mas, e principalmente, a oportunidade de agregar conhecimento para buscar uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, articulei a instalação da Fortec”.

Os alunos tamém têm demonstrado interesse. “O fato de o curso ser gratuito é muito bom para nós. As aulas são muito boas, muito bem direcionadas. Se tiver uma chance também quero disputar um espaço para trabalhar na Copa”, afirma Guilherme Resende, professor de Educação Física

Opiniões Favoráveis

Vários alunos foram favoráveis a realização do curso de francês na Fortec e elogiaram as aulas e os professores. Veja algumas opiniões:

Ivo de Freitas Espinoza

“As pessoas buscam sempre a possibilidade de crescimento profissional e o curso de francês é uma grande oportunidade de proporcionar esse aprimoramento. O mercado de trabalho busca este perfil. Acho muito boa essa preparação de atender turistas no idioma deles. Mostra preocupação da prefeitura com a organização do evento”.

Salvador Ramos Mazzeto

“Acho o curso de muita qualidade. E estamos adquirindo um novo conhecimento que aprimora nosso currículo. O fato de ser gratuito é um fator fundamental para aqueles que não têm condições de pagar um curso particular”

Caroline Borges

“Adquirir mais conhecimento é sempre importante. Um idioma a mais qualifica a pessoa para avançar no mercado de trabalho. E além do mais, estamos tendo aula do francês para ser utilizado no dia a dia. Eu já tenho a chance de estudar sem pagar. E adoraria atuar como colaboradora na Copa do Mundo”.

Guilherme Resende

“O fato de ser gratuito é muito bom para nós. O prazo não é longo e as aulas são muito boas, muito bem direcionadas. Se tiver uma chance também quero disputar um espaço para trabalhar na Copa”.

Tenente PM Cícero Santos Melo

“Para nós é uma novidade o contato com um novo idioma. Mas acho que está valendo muito a pena pela qualidade do que vem sendo ensinado”.

Cabo PM João Marcelo Alves

“Se tivesse feito esse curso, certamente não tinha sofrido durante minha estadia naquele país. Em menos de três semanas já aprendemos muita coisa. A gratuidade do curso é essencial. Os professores são qualificados e a aula é bastante interessante e produtiva. Adquirir conhecimento é sempre muito bom”.

Sargento PM José Roberto Marchine

“É uma boa chance de aprender um idioma a mais, e a possibilidade de atuar melhor, caso a seleção francesa, que já escolheu Ribeirão Preto para seus treinamentos, se classifique para a Copa de 2014”.

Tenente Coronel PM Renato Armando Alves

“Foi providencial. Nosso batalhão fará a escolta da delegação francesa, caso ela se classifique para a Copa de 2014, assim como o policiamento preventivo nos locais de treinamento. Por isso, a noção da língua será muito útil. Além de ser um crescimento pessoal positivo, esse aprendizado reflete na melhoria da carreira do policial. Tanto eles quanto eu vamos continuar aprendendo francês".

As pessoas interessadas em participar do curso podem entrar em contato com a Fortec na unidade do centro, localizada na rua Alvares Cabral, 629 ou através do site (www.fortecrp.sp.gov.br). O telefone é (16) 3931-5400. A Prefeitura de Ribeirão Preto também fornece informações.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro