São Paulo, SP, 26/04/2024
 
19/06/2013 - 09h18m

Daem identifica 980 ligações clandestinas de água e aplica multa

Agência Hoje 

Mais de 900 ligações clandestinas de água, os chamados "gatos", foram localizados em Marília de janeiro a maio deste ano, segundo informações do Daem (Departamento de Água e Esgoto) . A fiscalização foi reiniciada esta semana e os técnicos estão aplicando multas de até R$ 260.

O diretor do Daem, Francisco Manoel Giaxa, disse que além da multa, o proprietário do imóvel fica obrigado a regularizar a situação do imóvel em relação ao fornecimento de água no prazo de 30 dias. Ontem, 18, de quatro casas visitadas no Jardim Altaneira, em uma foi constatada a existência de "gato".

 “A ligação clandestina, é crime. É furto de água. É uma situação muito grave e que onera o poder público. Não bastasse a inadimplência, o departamento administra as perdas de água ocasionadas por vazamentos e as ligações clandestinas, que comprometem a receita da autarquia que deixa de realizar obras importantes”, afirmou.

A fiscalização é feita a partir da constatação de que existe uma defasagem grande entre o valor pago na residência, comércio ou indústria, e o consumo presumido. A partir daí, os técnicos fazem uma verificação no local e confirmam ou não se há algum tipo de irregularidade. Há casos em que ocorrem vazamentos. Nesses casos os proprietários recebem orientação.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro