Davis: Espanha-EUA e República Tcheca-Argentina na semifinal - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
08/04/2012 - 18h19m

Davis: Espanha-EUA e República Tcheca-Argentina na semifinal

Agence France Presse 
©AFP / Sebastien Nogier
Isner conquistou o ponto decisivo dos Estados Unidos ao derrotar o francês Tsonga
Isner conquistou o ponto decisivo dos Estados Unidos ao derrotar o francês Tsonga

OROPESA (AFP) - As semifinais da Copa Davis foram definidas neste domingo, após as últimas partidas de simples das quartas de final, e terão um duelo entre Estados Unidos e Espanha, e outro entre Argentina e República Tcheca.

A única surpresa destas quartas foi a vitória dos americanos sobre os franceses, que jogavam em casa no saibro de Monte Carlo.

John Isner, que já tinha surpreendido a todos na rodada anterior contra a Suíça ao derrotar Roger Federer, marcou o terceiro ponto decisivo da vitória por 3 a 2 dos Estados Unidos, ao superar em quatro sets Jo Wilfried Tsonga, número seis do mundo, por 6-3, 7-6 (7/4), 5-7 e 6-3.

Na sexta-feira, ele tinha empatado o confronto em 1 a 1 ao vencer o francês Gilles Simon, por 6-3, 6-2 e 7-5.

"John foi ainda melhor do que contra a Suíça. Se eu fosse Guy Forget (o capitão da França) ou Séverin Luthi (capitão da Suíça), também teria optado por jogar no saibro, mas nossa equipe levou a melhor porque sabe se adaptar a todos os pisos", comentou o capitão americano Jim Courrier.

Por ser mais lento, o saibro não é, em teoria, o piso predileto do gigante Isner, de 2,06 metros, conhecido pelo poder de fogo do seu serviço, mas o americano mostrou capacidade de superação na Copa Davis ao vencer de adversários melhor ranqueados.

Courier já sabe que terá uma tarefa ainda mais difícil nas semifinais contra a Espannha, atual campeã do torneio. "Tivemos o pior sorteio possível desde o início da competição. Estou surpreso pelo fato de ainda estarmos brigando pelo título. No papel, temos tudo para perder contra a Espanha, mas não vamos jogar no papel".

Os espanhóis, que não contavam com seu melhor jogador, o número dois do mundo, Rafael Nadal, garantiram presença nas semifinais com a vitória por 4 a 1 sobre a Áustria.

É isso aí, equipe, grande confronto. Vamos às semis", publicou Nadal no Twitter.

Jogando no saibro em Oropresa, no leste da Espanha, David Ferrer decretou o triunfo dos anfitriões ao marcar o terceiro ponto, com sua vitória em três sets, por 7-5, 6-3 e 6-3, sobre o austríaco Jürgen Melzer.

Esta é a 22ª vitória consecutiva dos espanhóis no saibro, sendo que a última equipe que os derrotou neste piso foi o Brasil de Gustavo Kuerten, em 1999.

Já a Argentina, vice-campeã no ano passado, venceu por 4 a 1 a Croácia, e garantiu sua classificação com a vitória tranquila de Juan Martin Del Potro, por 6-1, 6-2 e 6-1, sobre Marin Cilic.

O número um croata tinha disputado duas "maratonas" de cinco horas nos dias anteriores, na vitória de sexta-feira contra David Nalbandian e no sábado, quando foi derrotado nas duplas.

"Cilic era um adversário perigoso, com um jogo parecido com o meu e me enfrentou de igual para igual. Não pensei que ele estaria cansado, só fiquei focado em ganhar", declarou Del Potro após a partida, em Buenos Aires.

Os argentinos receberão em setembro a República Tcheca, que venceu por 4 a 1 a Sérvia, que não pôde contar com o número um do mundo, Novak Djokovic.

Em Praga, o tcheco Tomas Berdych decidiu o confronto neste domingo ao derrotar Janko Tipsarevic em três sets disputadíssimos que terminaram no tie-break (7-6, 7-6 e 7-6).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro