São Paulo, SP, 22/06/2018
 
06/10/2015 - 13h02m

Debates e estudos sobre deficiência são apresentados em SP

Agência Hoje/Nathália Cáceres Martins 
Reprodução
Debates visam promover medidas para se construir uma sociedade inclusiva
Debates visam promover medidas para se construir uma sociedade inclusiva

São Paulo - Os Disability Studies são um campo de estudos interdisciplinar que ganhou projeção mundial e teve origem no contexto anglo-saxão em 1960.

Sua proposta consiste em compor discursos dos movimentos dos direitos das pessoas com deficiência com o intuito de dizer que isso não é simplesmente uma "tragédia individual" onde a solução estaria em quartos de hospitais e centros de reabilitação.

Ela é muito mais que isso, com dimensões sociais e políticas onde nos debates públicos desconstroem o preconceito e retira da pessoa com deficiência a visão de ser uma doença e sim ser apenas uma diversidade humana, não criando rótulos nem identidades.

A influência dos Disability Studies no movimento pelas pessoas com deficiência, no Brasil em 1970/80, foi pouco discutida na época, e atualmente, mesmo possuindo uma quantia razoável de estudos que abordam o tema, o país não conta com uma rede que articule esses pesquisadores e centros de estudo ou estruturas acadêmicas e linhas de fomento específicas.

Com isso, o Brasil possui pouco conteúdo bibliográfico nacional comparado com os padrões internacionais, principalmente em questões de visibilidade.

Sendo assim, o Memorial da Inclusão, procura incentivar e fomentar trabalhos, realizando debates e encontros com especialistas e pessoas que se interessam pelo assunto, a fim de juntando esforços, construir uma sociedade inclusiva.

Visando essas mudanças realizaram em junho de 2013 o evento “Conflitos, Direitos e Diversidade: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. Em agosto de 2014 as mesas redondas Capitalismo & Deficiência; Educação & Deficiência; Maturidade & Deficiência; Comunicação & Deficiência. Seguindo esse mesmo movimento será realizado no dia 7 de novembro, três mesas redondas com temas compostos por reconhecidos especialistas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Mesa 1: Doença ou deficiência: fronteiras e novas emergências

Data: 07/11

Horário: das 9h30 às 11h30

Presença de Roberto Bíscaro/ Ana Rita de Paula e Lívia Barbosa

Mesa 2: Deficiência, sentidos e representação

Data: 07/11

Horário: das 13h às 15h

Presença de Andrea Cavalheiro/Eudenia Guimarães

Mesa 3: Deficiência, sustentabilidade e mobilidade

Data: 07/11

Horário: das 16h às 18h

Presença de Marcos de Souza e C.G. J Cor Van Honk

SERVIÇO

Estudos sobre a Deficiência - Mesas redondas

Data: 07 de novembro

Local: Hotel Mercure Santana Espaço Immensitá

Endereço: Avenida Luiz Dumont Villares, 392 – Jardim São Paulo

Inscrições: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/paginas/inscricoes.php

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro