Defesa Civil coloca 19 municípios do Estado do Amazonas em situação de emergência - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
02/05/2015 - 17h54m

Defesa Civil coloca 19 municípios do Estado do Amazonas em situação de emergência

Agência Brasil/Mariana Tokarnia 

Manaus - No Amazonas, segundo a Defesa Civil do Estado, 19 municípios estão em situação de emergência devido às enchentes. Outros quatro estão em situação de alerta – Humaitá, Fonte Boa, Uriani e Alvarães. Um município está em estado de calamidade pública, Boca do Acre, devido à cheia do Rio Purus.

Ao todo, 123.698 pessoas foram afetadas. O governo estadual informa que enviou 374 toneladas de alimentos não perecíveis, além de kits dormitórios, compostos por colchão, redes e mosqueteiros. Foram enviados também kits de higiene pessoal, medicamentos e filtros de água.

O município de Tabatinga é um dos que estão em situação de emergência devido à cheia do Rio Solimões. O número de atingidos chega a 3.926, segundo a Defesa Civil do município. "Entre os atingidos temos pessoas desabrigadas e desalojadas. Tivemos casos isolados de diarreia, malária, febre amarela, que são comuns na região. As pessoas atingidas são muito carentes, muitos estão abaixo da linha da pobreza", diz o secretário da Defesa Civil municipal, José Francisco Vale Costa.

De acordo com ele, o município preparou uma estrutura para atender aos que tiveram as casas alagadas, mas, até o momento, as pessoas preferiram ir para a casa de parentes. Representantes da prefeitura devem visitar, na próxima segunda-feira (4), 13 comunidades para entregar cestas básicas e combustível para as embarcações dos ribeirinhos. A expectativa é que as chuvas continuem até meados de maio, segundo Costa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro