Defesa Civil orienta limpeza de córregos para evitar enchentes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
28/10/2013 - 11h20m

Defesa Civil orienta limpeza de córregos para evitar enchentes

Agência Hoje 

Francisco Morato (Agência Hoje) - A coordenadoria da Defesa Civil de Francisco Morato vai atuar em duas frentes nos próximos dias para prevenir problemas de enchentes e deslizamentos na cidade durante o período de chuvas. Na primeira etapa, os funcionários do órgão farão trabalho de orientação e conscientização junto aos moradores para que ninguém jogue lixo e detritos em córregos e riachos.

Na segunda etapa, vai acompanhar os trabalhos que serão realizados pela Prefeitura Municipal na limpeza de todos os cursos d'água que passam pela cidade, além de fazer vistorias e avaliações sobre os pontos que podem causar danos aos moradores. A grande quantidade de resíduos acumulados nas proximidades dos córregos e o alto grau de assoreamento são as principais preocupações detectadas até agora.

"As avaliações realizadas mostram a forte redução na capacidade de escoamento das águas em dias de chuva, o que certamente vai causar transbordamentos. Esta situação justifica o pedido emergencial de limpeza destes córregos e dispensa a necessidade de outorga dos órgãos gestores de recursos hídricos", afirmam funcionários da Defesa Civil.

A orientação é para que a população não jogue lixo, entulho ou qualquer tipo de objeto nas margens e no leito dos córregos e riachos. Os detritos causam transbordamento, provocando prejuízos materiais e expondo as pessoas ao risco de acidentes sérios, muitas vezes fatais. Nas vistorias realizadas a Defesa Civil tem encontrado madeiras, pneus, sacos de lixo, garrafas pet, sofás, fogões, geladeiras, animais mortos, lixo eletrônico e até carcaças de carros e de motos.

Nas próximas semanas, as equipes de obras da Prefeitura de Francisco Morato deverão iniciar os trabalhos de limpeza, com prioridade para os seguintes locais:

Ribeirão Euzébio - Avenida Ouro Preto

Ribeirão da Avenida Furnas - Rua Ana Polido Hurtado - Jardim Alegria

Córrego da Avenida Marginal - Avenida Itatiba e Rua Jales - Vila Maria Luiza

Córrego da Avenida Campinas - Vila Suíça

Córrego da Rua Artur Bernardes - Vila Maria Luiza

Região do Parque Santana, Jardim Represa, Aparecida e 120

Rua dos Eremitas - Parque Santana (1º Trecho)

Rua Hondina Aguiar (do nº 141 ao 500) JD. Nossa Senhora Aparecida (2º Trecho)

Avenida Salvador, Parque 120 (3º Trecho)

Trecho entre Piscinão e Rua Cuiabá - Parque Belém

Rua Quarenta e Seis

Rua Joaquim Basílio

Rua Quarenta e Sete

Rua Quarenta e Oito

Rua Quarenta e Nove

Trechos do Jardim Vassoura e Rua B - Jardim Nova Esperança

O atendimento do público pela coordenadoria da Defesa Civil continuará sendo feito 24 horas por dia, todos os dias da semana. Ocorrências e emergências poderão ser comunicadas pelo telefone (11) 4488-2011.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro