DEM lança deputado ACM Neto candidato à Prefeitura de Salvador - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
19/06/2012 - 08h52m

DEM lança deputado ACM Neto candidato à Prefeitura de Salvador

Folhapress/Eder Luis Santana 
Agência Brasil/José Cruz
O deputado é o candidato a Prefeitura de Salvador pelo DEM
O deputado é o candidato a Prefeitura de Salvador pelo DEM

SALVADOR, BA (Folhapress) - O DEM oficializou nesta segunda-feira, a candidatura do deputado federal ACM Neto à Prefeitura de Salvador. O pré-candidato conta com apoio do PPS, PSDB e PV, que indicou a vice da chapa.

Em discurso para cerca de 1.500 pessoas, segundo a organização, o deputado, principal aposta do DEM nacional nas eleições deste ano, se colocou como alternativa à "hegemonia" do PT no Estado --o partido comanda o governo desde 2007.

A presidente Dilma Rousseff, contudo, foi poupada pelo pré-candidato, que procurou afastar a possibilidade de ser prejudicado, caso eleito, na destinação de recursos federais à capital baiana.

"Não posso crer que a presidente da República vá ter uma postura de perseguir Salvador se perceber que tem um prefeito sério e competente."

Herdeiro político do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), o pré-candidato luta para restaurar o poder do carlismo na capital baiana após enfrentar o seu pior momento político.

Na eleição para a prefeitura em 2008, ACM Neto ficou em terceiro lugar (26,68% dos votos válidos), deixando o carlismo fora do segundo turno da disputa de Salvador pela primeira vez.

"Hoje me considero uma pessoa muito mais madura e experiente. Com a visão exata da necessidade do diálogo na política e de montarmos uma coalizão de forças", afirmou.

Uma ausência que motivou comentários na convenção foi a do ex-prefeito de Salvador e deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB).

Imbassahy, que também queria ser candidato, foi preterido após acordo das cúpulas de DEM e PSDB.

Em troca do apoio a José Serra (PSDB) em São Paulo, o DEM exigiu a retirada da pré-candidatura de Imbassahy em Salvador e a adesão dos tucanos a ACM Neto.

Ao deixar a convenção, o democrata elogiou o tucano, a quem chamou de "homem sério", e disse esperar tê-lo ao seu lado na campanha.

Procurado, Imbassahy informou, por meio de assessoria, que não se manifestaria.

EM PORTO ALEGRE DEM DESISTE DE CANDIDATURA POR FALTA DE DINHEIRO

PORTO ALEGRE, RS (Folhapress -Felipe Bächtold) - O DEM decidiu não ter candidato próprio em Porto Alegre e vai apoiar a reeleição do atual prefeito, José Fortunati (PDT). Desde o ano passado, o partido anunciava o deputado estadual Paulo Borges como seu pré-candidato na cidade.

Na última pesquisa do Ibope, há dois meses, Borges ficou atrás apenas de Fortunati e da deputada federal Manuela D"Ávila, do PC do B.

Em reunião desta segunda-feira, dirigentes do DEM acertaram a desistência.

O deputado disse que o partido não recebeu apoio da direção nacional e não conseguiu "viabilizar financeiramente" a proposta de candidatura. "Fomos para o plano B. Sem dinheiro, não tem como fazer uma campanha", falou.

O DEM gaúcho também não tinha conseguido formar aliança com outros partidos. O PSDB, um possível aliado, ainda não definiu se terá candidatura própria.

Com a adesão, Fortunati ampliou sua vantagem de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV sobre Manuela. O vice na chapa do pedetista será do PMDB, o vereador Sebastião Melo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro