Demóstenes Torres cassado e inelegível até fevereiro de 2027. 56 votos contra 19 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
11/07/2012 - 14h10m

Demóstenes Torres cassado e inelegível até fevereiro de 2027. 56 votos contra 19

Agência Hoje, com informações da Agência Senado 
Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom
Sentado na primeira fileira, Demóstenes se emociona ao receber notícia da cassação do seu mandato
Sentado na primeira fileira, Demóstenes se emociona ao receber notícia da cassação do seu mandato

Brasília (Agência Hoje) Demóstenes Torres (sem partido) não é mais senador pelo Estado de Goiás. Seu mandato foi cassado em votação realizada hoje (11) à tarde. Foram 56 votos a favor da cassação, 19 contra e 5 abstenções. Coube ao presidente do Senado, José Sarney, anunciar o resultado da votação que teve a participação de 80 senadores.

Conforme o rito anunciado no início dos trabalhos, o presidente do Senado, José Sarney, abriu o processo de votação relativo ao projeto de resolução que pede a cassação do senador Demóstenes Torres. A partir do início da votação, cada parlamentar digitou em um teclado situado diante de sua cadeira a sua decisão, se vota a favor, contra ou se abstém-se de votar.

As somas desses votos, sem a identificação dos votantes, apareceram nos painéis situados no plenário. E José Sarney anunciaou os resultados. Demóstenes Torres aguardou o resultado da votação ao lado de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, sentado numa das primeiras fileiras do plenário.

DEMÓSTENES FICA INELEGÍVEL ATÉ FEVEREIRO DE 2027

Por 56 votos a favor, 19 contra e 5 abstenções, o plenário do Senado decidiu pela cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar.

Ele foi considerado culpado da acusação de envolvimento com o esquema de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, atualmente preso na penitenciária da Papuda. Relatórios da Polícia Federal apontam Cachoeira como chefe de um esquema de corrupção, tráfico de influência e jogos ilegais.

Com a decisão do Senado, Demóstenes Torres ficará inelegível por oito anos contados a partir do fim do mandato (fevereiro de 2019). Assim, só poderá concorrer a um cargo político a partir das eleições de 2028.

O resultado foi anunciado pelo Senador José Sarney, 4 minutos após iniciada a votação do projeto de resolução (PRS 22/2012) que determinou a cassação do mandato do parlamentar goiano.

Na sessão, que começou por volta de 10h, o autor da representação contra o parlamentar, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); e os relatores do processo no Conselho de Ética, Humberto Costa (PT-PE) e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Pedro Taques (PDT-MT), reiteraram os argumentos pela cassação.

Também usaram a tribuna 5 senadores que condenaram o uso das prerrogativas parlamentares indevidamente e a impunidade e defenderam o fim do voto secreto em processos de cassação de mandato.

Como os líderes partidários decidiram, no início da sessão, aumentar o tempo de manifestação da defesa e da acusação, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakai) e Demóstenes Torres dividiram o tempo assegurado à defesa, mantendo o argumento usado pelo senador no Conselho de Ética, na CCJ e no plenário, nos últimos dias, de que o processo se baseia em escutas ilegais.

Leia tabém:

Demóstenes: defesa e acusação terão mais tempo para falar

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro