Deputados aprovam aposentadoria aos 67 anos na Polônia - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
11/05/2012 - 09h08m

Deputados aprovam aposentadoria aos 67 anos na Polônia

Agence France Presse 
©AFP / Jean-Christophe Verhaegen
Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia: as discussões sobre a reforma geraram uma grande onda de protestos
Donald Tusk, primeiro-ministro da Polônia: as discussões sobre a reforma geraram uma grande onda de protestos

VARSÓVIA (AFP) - A Câmara de Deputados polonesa aprovou nesta sexta-feira que a idade de aposentadoria passará de 65 para 67 anos de forma progressiva, um projeto elaborado pelo governo liberal do primeiro-ministro Donald Tusk.

Segundo a nova lei, a idade de aposentadoria, atualmente 60 anos para as mulheres e 65 para os homens, irá avançando a partir de 2013 de forma progressiva até fazer com que em 2020 todos os homens se aposentem aos 67 anos e em 2040 ocorra o mesmo com todas as mulheres.

O projeto também prevê que as mulheres, aos 62 anos, e os homens, aos 65, poderão, se quiserem, se aposentar antecipadamente com uma aposentadoria de 50%. Mas, para isso, as mulheres deverão ter contribuído por 35 anos e os homens por 40.

Segundo recentes estudos, a metade dos habitantes da Polônia, país de 38,2 milhões de habitantes, terá mais de 50 anos em 2042 e apenas um terço dos poloneses estarão ativos no mercado de trabalho.

As discussões sobre a reforma das aposentadorias geraram uma grande onda de protestos por parte dos sindicatos e da oposição, tanto da esquerda como da direita.

Para que entre em vigor, a reforma ainda deve ser aprovada pelo Senado e promulgada pelo presidente Bronislaw Komorowski.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro