São Paulo, SP, 22/09/2019
 
09/12/2015 - 11h31m

Dezembro Laranja: campanha faz alerta sobre o câncer de pele

Portal EBC 
Agência Brasil/Fabio Pozzebom
Existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma
Existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma

Brasília - Dezembro Laranja é um alerta para o câncer de pele, uma campanha promovida por médicos dermatologistas. O alerta é sobre os cuidados com a ação nociva do sol que pode ser um dos principais fatores causadores da doença.

O dematologista Erasmo Tokarski explica que existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que é menos agressivo e praticamente não dá metástase. Existe também o carcinoma espinocelular, mais agressivo, que dá mais na região dos lábios,ao redor da boca e pode dar metástase. E o terceiro é o melanoma, que começa com uma pinta escura, que tem que ser feito o diagnóstico nos seis primeiros meses, visto que pode se espalhar, crescer e levar a morte.

O dermatologista conta que a causa do câncer de pele são várias, principalmente o sol: "se a pessoa é muito branca e tem olhos claros, e toma muito sol, a tendência para que ela venha desenvolver o câncer de pele é muito maior do que uma pessoa morena, porque o sol altera o DNA da célula, e depois começa a fazer o câncer, e outra pessoa que tem antecedentes na família, já existe uma predisposição", comenta.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro