Dicas de fim de semana destaca peças teatrais no Ibero-Americano - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
25/04/2014 - 02h04m

Dicas de fim de semana destaca peças teatrais no Ibero-Americano

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
No Memorial da América Latina, Festival Ibero-Americano chama atenção pelas peças teatrais de qualidade
No Memorial da América Latina, Festival Ibero-Americano chama atenção pelas peças teatrais de qualidade

São Paulo (Agência Hoje) - Muitas peças teatrais de qualidade e o destaque especial para o VII Festival Ibero-Americano que reúne trabalhos do Brasil, Portugal,, Espanha, Argentina, Bolívia, Paraguai e México marcam as dicas de fim de semana no final do mês de abril. Há também várias atividades para crianças e ótima literatura na Biblioteca de São Paulo.

Todas as dicas mostram locais que ficam próximos de estações do metrô de São Paulo, tem fácil acesso e, na maioria das vezes, oferecem entrada grátis. Neste fim de semana de temperatura amena e bom movimento, vale a pena visitar pelo menos a Biblioteca de São Paulo, Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil e a Galeria Olido.

ESTAÇÃO CARANDIRU

Basta atravessar a porta de entrada da Biblioteca de São Paulo para mergulhar no mundo da literatura. O primeiro andar revela-se o mais bacana, por ser dedicado apenas a títulos infantis e juvenis. Crianças e adolescentes se esparramam pelos pufes e mesas coloridos.

Basta fuçar pelas prateleiras para encontrar títulos de grandes autores, como Eva Furnari e Ilan Brenman, separados por faixa etária. Inaugurada em 2010, a biblioteca também dispõe de programação cultural. Às quartas, das 10h às 11h, há atividades de artes plásticas. No mesmo dia, às 15h, o espaço oferece brincadeiras, como jogos de tabuleiro.

Aos sábados (das 15h às 15h45), traz experiências lúdicas com livros para bebês de 6 meses a 3 anos. Por fim, faz sucesso a narração de histórias, às sextas (15h), aos sábados e domingos (16h). Para completar o passeio, vale dar uma volta pelo Parque da Juventude, que divide o terreno com a biblioteca.

Terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 9h às 19h. Grátis. A Biblioteca de São Paulo fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, próxima à Estação Carandiru. O telefone é (11) 2089-0800.

ESTAÇÃO TIRADENTES

Com texto de Alexandre Dal Farra, o documentário cênico Conversas com Meu Pai, protagonizado e dirigido por Janaina Leite, apresenta uma história de pai e filha.

Em um cenário-instalação, a montagem mescla fatos verídicos e ficcionais. Janaina se baseou em bilhetes de seu pai, Alair Pereira Leite (1950- 2011), que perdeu a capacidade de falar e passou a se comunicar unicamente por escrito (65 min). 14 anos. Quinta a sábado, às 20h. Grátis.

Ingressos distribuídos meia hora antes. Até 17 de maio. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade (40 lugares), que fica na Rua Três Rios, 363, próxima à Estação Tiradentes. O telefone é (11) 3221-4704.

ESTAÇÃO SÃO BENTO

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta o espetáculo teatral Trágica.3. Sob a direção de Guilherme Leme, as atrizes Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella e Miwa Yanagizawa interpretam na tragédia, respectivamente, Medeia, Antígona e Electra.

Com base na dramaturgia de Heiner Müller e versões livres criadas por Caio de Andrade e Francisco Carlos, os três mitos gregos são revisitados para tratar das suas relações pessoais e familiares em contraponto com a morte (75 min). 14 anos.

Segunda a sábado, às 20h; domingo, às 19h. R$ 10,00. Até 7 de julho. O Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (125 lugares) fica na Rua Álvares Penteado, 112, próximo à Estação São Bento. O telefone é (11) 3113-3651.

ESTAÇÃO PALMEIRAS-BARRA FUNDA

Até domingo (27), montagens produzidas em Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, Bolívia, Paraguai e México ocupam o Memorial da América Latina. É o VII Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, o Festibero, que traz como atração inédita na sexta (25), às 19h, a comédia Decamerón (80 min, 14 anos), adaptada e dirigida pelo espanhol Cándido Pazó.

A performance ocorrerá na lona armada na área externa do Memorial. No mesmo espaço, o destaque do domingo (27), às 18h, é o monólogo dramático mexicano A Vivir (80 min, 12 anos). Protagonizada e dirigida por Odin Dupeyron, a peça mostra um homem que tenta transformar sua vida.

As apresentações têm entrada grátis. Sexta (25), sábado (26) e domingo (27). Os ingressos devem ser retirados a partir das 14h do dia da apresentação. O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 644, próximo à Estação Palmeiras-Barra Funda. O telefone é (11) 3823-4600.

ESTAÇÃO SÉ

Com dramaturgia de Jackson Costa, Sônia de Paula e Nica Bomfim protagonizam o recital dramático Cora e Adélia, Receita de Poesia em um Dedo de Prosa. Elas interpretam duas amigas que repassam histórias pessoais com base em fragmentos das obras das escritoras Cora Coralina (1889-1985) e Adélia Prado.

Lembranças da vida no interior e alegrias e decepções amorosas vêm à tona com flagrantes do cotidiano de cada uma. Direção de Rafaela Amado (60 min). Livre. Sexta (25), sábado (26) e domingo (27), às 12h30. Grátis.

Ingressos distribuídos uma hora antes. No Centro Cultural dos Correios (100 lugares), que fica na Avenida São João, s/nº, próximo à Estação Sé. O telefone é (11) 3227-9461.

ESTAÇÃO REPÚBLICA

Com direção de Ana Bottosso, a coreografia Anseio analisa a carga emotiva que cada um carrega consigo e a chegada da morte. O espetáculo é protagonizado pela Cia. de Danças de Diadema (60 min). Livre. Sexta (25) e sábado (26), às 20h; domingo (27), às 19h. Grátis.

Ingressos distribuídos uma hora antes. Na Galeria Olido – Sala Paissandu (35 lugares), que fica na Avenida São João, 473, próxima à Estação República. O telefone é (11) 3331-8399.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro