Dilma diz que Congresso deve responder sobre denúncias; oposição ameaça com nova CPI - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
04/08/2014 - 16h27m

Dilma diz que Congresso deve responder sobre denúncias; oposição ameaça com nova CPI

Agência Hoje 
Arquivo
Dilma diz em São Paulo que eventual combinação em CPI deve ser respondida pelo Congresso
Dilma diz em São Paulo que eventual combinação em CPI deve ser respondida pelo Congresso

São Paulo (Agência Hoje) - A presidente Dilma Rousseff não quis falar sobre a denúncia de que as perguntas feitas na CPI da Petrobras, no Senado, teriam sido apresentadas antecipadamente à presidente da empresa, Graça Foster, e a ex-diretores, como Sergio Gabrieli e Nestor Cerveró, mas se eximiu de qualquer responsabilidade.

"Quem deve dar explicações sobre isso não sou eu, é o Congresso, os membros da CPI", disse a presidente, demonstrando aborrecimento com o assunto e os questionamentos da imprensa.

De acordo com a revista Veja, edição 2.385, "uma gravação mostra que os investigados (da Petrobras) receberam perguntas dos senadores com antecedência e foram treinados para responder a elas. A farsa é tão escandalosa que pode exigir uma inédita CPI da CPI para ser desvendada".

A denúncia publicada aponta que mesmo a CPI do Senado sendo controlada pelos parlamentares ligados ao Governo Federal, houve uma preocupação extra e eles decidiram antecipar aos membros da Comissão as perguntas que seriam feitas durante a sabatina no Congresso sobre as denúncias de irregularidades praticadas na Petrobras.

Denúncia Gravada

A presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, e o ex-diretor da Área Internacional, Nestor Cerveró, tiveram acesso antecipado às perguntas e foram treinados para responder aos questionamentos, segundo a revista Veja, que apresenta como prova a gravação de um vídeo que já foi analisado e confirmado como verdadeiro.

Durante inauguração de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Jaci, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, a presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, evitou o assunto e limitou-se a falar sobre a importância da obra que estava entregando à população, com capacidade para atender 25 mil pessoas por ano.

“Esta é uma unidade bastante efetiva, que trouxe melhoria significativa do atendimento na segunda maior cidade de São Paulo. A solução foi muito rápida para o problema dos médicos da atenção básica”, enfatizou Dilma.

Oposição Questiona

Os parlamentares do PSDB e do PSB se movimentam para entrar, ainda nesta terça-feira, 5, com representação nas comissões de ética do Senado e da Presidência da República pedindo investigação do que teria sido uma "farsa da CPI". O pedido pretende responsabilizar a presidente Dilma Rousseff e a presidente atual da Petrobras, Graça Foster.

Segundo o presidenciável Aécio Neves, do PSDB, o vídeo gravado tem 20 minutos de duração e conteúdo altamente comprometedor, envolvendo funcionários de alto escalão da Petrobras e do gabinete da Presidência da República. "É preciso responsabilizar aqueles que estão envolvidos nesta farsa", disse ele, classificando o episódio como de "extrema gravidade".

O candidato do PSB, Eduardo Campos, também questionou o procedimento. "Pode fazer o media training que for, mas os resultados da Petrobras estão lá. A Petrobras perdeu metade do valor que tinha, está quatro vezes mais endividada e agora perde ainda mais, perde credibilidade. Vim agora de Rio Grande, onde foram demitidos 12 mil empregados"

O PSDB anunciou em nota ssinada pelo deputado Carlos Sampaio que entregará na terça-feira, 5, representações ao Conselho de Ética do Senado e aos setores disciplinares do Mnistério das Relações Institucionais e da própria Petrobras pedindo a "responsabilização daqueles que estão envolvidos nesta farsa".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro