Dilma intensifica reuniões para decidir se veta novo Código - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
20/05/2012 - 00h04m

Dilma intensifica reuniões para decidir se veta novo Código

Folhapress/Claudio Angelo e Kelly Matos 
Agência Brasil /Wilson Dias
Estudantes pedem veto da presidenta Dilma Roussef ao Código Florestal, durante manifestação em frente ao Palácio do Planalto
Estudantes pedem veto da presidenta Dilma Roussef ao Código Florestal, durante manifestação em frente ao Palácio do Planalto

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - Às vésperas do prazo final para a sanção ou veto do Código Florestal, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se hoje por cerca de cinco horas com um grupo de ministros no Palácio da Alvorada.

Participaram do encontro os ministros Izabela Teixeira (Meio Ambiente), Mendes Ribeiro (Agricultura), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral a União).

Além dos ministros, técnicos do Ministério das Cidades --responsáveis pela área de urbanização-- foram convocados para comparecer ao Alvorada, duas horas após o início da reunião.

O prazo para que a presidente sancione ou veto o Código se encerra na próxima sexta-feira.

Nos últimos dias, Dilma Rousseff intensificou as reuniões com os ministros envolvidos com o tema, principalmente a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. Interlocutores da presidente afirmam que ela deve estender as discussões até o limite do prazo estabelecido, deixando a decisão de veto para o último dia.

Nos bastidores, o Planalto estuda qual será a extensão do veto e de que forma irá contemplar os temas que ficarão pendentes. A Casa Civil encomendou uma avaliação a cada ministério envolvido com o Código Florestal, sobre possíveis trechos que poderão ser vetados e quais seriam as consequências.

Há uma tendência no governo de baixar uma medida provisória com a chamada "escadinha", ou seja, um escalonamento das faixas de recuperação de florestas de acordo com o tamanho da propriedade. Organizações de pequenos agricultores não estão satisfeitas com a previsão de que os minifúndios tenham de recuperar 15 metros de suas áreas de preservação permanente --querem que seja uma área menor.

O texto do deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), aprovado no último dia 25, desagradou ao Planalto. Dilma considerou que trechos importantes do texto aprovado pelo Senado foram suprimidos pelo peemedebista. Por causa disso, o Planalto chegou a estudar um veto na íntegra ao texto.

O governo está de olho também nos dividendos eleitorais da rejeição ao texto de Piau. A campanha "Veta, Dilma" virou uma febre nas redes sociais. Na sexta-feira, a modelo Gisele Bündchen postou uma foto na internet com um cartaz com a mensagem "Veta tudo, Dilma!", sobre o Código Florestal.

Além disso, a repercussão internacional negativa da reforma do código tem preocupado Dilma, que precisa atrair o maior número possível de chefes de Estado à Rio+20, em junho.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro