Dilma prefere Braga, que quer disputar a prefeitura de Manaus, como líder do Senado - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
15/06/2012 - 15h17m

Dilma prefere Braga, que quer disputar a prefeitura de Manaus, como líder do Senado

Folhapress/Natuza Nery, Andreza Matais e Erich Decat 

BRASÍLIA, DF, 15 de junho (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff disse ao líder do governo do Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que prefere sua permanência no cargo, disseram interlocutores. Ele avalia deixar a liderança para disputar a Prefeitura de Manaus.

Braga prometeu à presidente uma resposta definitiva até 30 de junho.

Se a candidatura for confirmada, será a segunda vez que a presidente Dilma trocará o líder do governo em três meses. Em março deste ano, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi substituído por Eduardo Braga porque a presidente queria deslocar o centro de poder dentro do PMDB -nacionalmente aglutinado por Renan Calheiros (AL) e Jucá.

Agora, o Palácio do Planalto está preocupado em ter de mexer no time novamente, sobretudo porque Dilma confia no atual líder e não vê vantagem em uma troca no momento.

Na quinta-feira, o ex-senador Arthur Virgílio (AM) confirmou sua candidatura, que será oficializada na próxima terça-feira. A entrada do tucano na disputa mudou o quadro eleitoral, uma vez que ele é um forte candidato e inimigo político de Braga. É justamente isso que pode forçar a candidatura de Braga.

A interlocutores, ele tem dito que sairá candidato se houver risco de desintegração de sua base política no Amazonas. Isso porque o nome indicado por ele, o deputado estadual Marcos Mota (PMDB), não conseguiu aglutinar forças.

"As pessoas estão especulando no meu Estado e esperam que eu, negando esse boato, tenha a confirmação ou não de nossa candidatura. Isso [a definição] só será tomada depois do dia 30, em total sintonia com a presidente Dilma, depois de muitas conversas", afirmou Braga à reportagem.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro