Dilma Rousseff veta redução da alíquota de contribuição de patrões e domésticos ao INSS - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
09/12/2014 - 13h10m

Dilma Rousseff veta redução da alíquota de contribuição de patrões e domésticos ao INSS

Agência Brasil 
Reprodução
A presidente diz que o texto foi vetado
A presidente diz que o texto foi vetado "por contrariedade ao interesse público"

Brasília - A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o projeto de lei que prevê a redução da alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos.

A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial da União. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, a presidente diz que o texto foi vetado “por contrariedade ao interesse público”.

Confira AQUI a publicação na íntegra.

O projeto de lei foi aprovado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no dia 13 de novembro.

Atualmente, a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões é 12% e a do empregado doméstico varia de 8% a 11%. Se a mudança entrasse em vigor, a alíquota seria reduzida para 6%, em ambos os casos.

Segundo a mensagem publicada nesta terça-feira no Diário Oficial, os ministérios da Previdência Social e da Fazenda manifestaram-se pelo veto. Um dos motivos é que a mudança teria impacto negativo de R$ 600 milhões por ano, “não condizente com o momento econômico atual”.

Além disso, segundo o Executivo, “o projeto de lei foi proposto anteriormente à promulgação da Emenda Constitucional nº 72, de 2 de abril de 2013, cuja regulamentação legal, de forma integral e mais adequada, encontra-se em tramitação no Congresso Nacional”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro