Distribuição grátis de remédios para asma já beneficiou 84 mil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
17/07/2012 - 14h37m

Distribuição grátis de remédios para asma já beneficiou 84 mil

Agência Hoje  
Divulgação
Entrega gratuita de medicamentos para asma já beneficiou 83.388 mil pessoas no País
Entrega gratuita de medicamentos para asma já beneficiou 83.388 mil pessoas no País

São Paulo - Em todo o país, a decisão de distribuir medicamentos para asma gratuitamente já beneficiou 83.388 pessoas - o que representa um aumento de 60% do acesso aos remédio, se comparado ao mesmo período antes da gratuidade. A estratégia faz parte do plano Brasil Sem Miséria e opera desde o mês de junho. Mais da metade dessas pessoas vivem em municípios de extrema pobreza.

Apenas nos primeiros 35 dias da ação, 47,4 mil pessoas, de 1.084 municípios em situação de emergência, que contam com a ação Saúde Não Tem Preço, do programa Farmácia Popular – retiraram os medicamentos.

O principal objetivo da ação é combater a miséria na primeira infância e beneficiar a saúde de crianças que vivem na extrema pobreza.

Para ampliar ainda mais a assistência nos municípios do Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde deu prioridade ao credenciamento de farmácias privadas com interesse em participar do programa nas localidades mais pobres. A meta é ampliar a cobertura do programa Farmácia Popular para os 2.365 municípios que integram o plano até 2014.

Até o início da ação, o governo federal arcava com 90% do valor dos remédios e os consumidores com 10%. Agora, o cidadão pode retirar, gratuitamente, três medicamentos para asma em dez apresentações.

Os antiasmáticos Brometo de Ipratrópio, Dirpoprionato de Beclometasona e Sulfato de Salbutamol agora fazem parte do Saúde Não Tem Preço, ao lado de 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ofertados de graça, desde fevereiro do ano passado.

Para retirar os medicamentos, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro