São Paulo, SP, 16/10/2019
 
18/03/2016 - 12h54m

Dois novos casos de vírus ebola são confirmados na Guiné-Conacri, anuncia OMS

Agência Lusa 

Conacri - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (18) a confirmação de dois novos casos de ebola em uma área rural da Guiné-Conacri e alertou para o risco de um ressurgimento da doença.

"A OMS enviou uma equipe de especialistas para a prefeitura de Nzérékoré, após dois novos casos de ebola terem sido detectados e confirmados numa aldeia rural", informou a instituição, em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

Os centros de controle de doenças dos Estados Unidos e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) enviaram pesquisadores à região, que recolheram amostras de quatro pessoas.

Os resultados das análises laboratoriais confirmaram a presença do vírus ebola em uma mulher, em seu filho de 5 anos, e em parentes das pessoas mortas. A mãe e o filho foram levados para centros de tratamento, diz ainda a nota da OMS.

Em coordenação com o Ministério da Saúde da Guiné-Conacri, a organização enviou hoje para o país uma equipe inicial de epidemiologistas, especialistas em vigilância sanitária, profissionais para vacinação, mobilizadores sociais, peritos em identificar pessoas que possam ter tido contato com doentes e um antropólogo.

O Centro Nacional de Resposta a Emergências da Guiné-Conacri faz hoje reunião para coordenar uma resposta rápida ao novo surto, o primeiro ressurgimento no país desde que a epidemia inicial foi considerada extinta, em 29 de dezembro de 2015.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro