Domingo nos Parques oferece leituras e contação de histórias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
04/01/2015 - 04h01m

Domingo nos Parques oferece leituras e contação de histórias

Agência Hoje 
Divulgação
Famílias levam crianças aos parques para participar de brincadeiras saudáveis, com leituras e histórias
Famílias levam crianças aos parques para participar de brincadeiras saudáveis, com leituras e histórias

São Paulo (Agência Hoje) - Os frequentadores dos Parques da Juventude, na zona norte, e do Villa-Lobos, na zona oeste, poderão participar neste domingo, 4, das sessões de leitura e contação de histórias, oferecidas para toda família. As atividades serão realizadas gratuitamente nas bibliotecas estaduais que funcionam nos dois parques.

O evento é organizado pelo Programa Domingo nos Parques, que semanalmente reúne ações de incentivo à leitura. No Parque da Juventude, funciona das 11h30 às 12h15, com o Bebelê, atividade lúdica de sensibilização precoce à leitura, voltada para crianças entre 6 meses e 3 anos.

Contando com a participação dos pais, são realizadas mediações de leitura e brincadeiras com livros infantis. Já das 12h30 às 16 horas, a Cia. Mapinguary encena três sessões de contação de história, além de mediações de leitura. A atividade acontece também no Parque Villa-Lobos, com organização da equipe da Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Das 11 às 11h45, a programação traz o Bebelê e, das 11h45 às 16 horas, o Grupo Girasonhos apresenta contação de histórias e música. Ao longo do dia, tendas instaladas nas proximidades das bibliotecas de São Paulo e Villa-Lobos oferecem aos frequentadores diversos livros e atividades de contação de histórias e mediação de leitura.

O Domingo nos Parques é uma atividade que atrai centenas de pessoas e tem por objetivo incentivar o hábito da leitura, além de promover a extensão das bibliotecas aos parques e criar um programa de mobilidade cultural.

Veja como funcionam as bibliotecas:

Biblioteca de São Paulo (BSP) A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 e tem por objetivo incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária, acessibilidade e serviço social. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bsp.org.br

Biblioteca Parque Villa-Lobos A Biblioteca Parque Villa-Lobos, aberta ao público no dia 20 de dezembro, ocupa o prédio localizado ao lado do Orquidário Ruth Cardoso. No total são quatro mil metros quadrados de área construída. O espaço conta com gibiteca, auditório, área para exposições, atividades de incentivo à leitura e sala com computadores conectados à internet.

Pessoas com deficiência também têm acesso integral a todos os ambientes e ao acervo, com auxílio de equipamentos especializados e funcionários treinados. A temática do meio ambiente está contida em toda a agenda cultural e coleções da biblioteca, em diálogo permanente com as atividades que acontecem no parque.

SERVIÇO

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana Telefone: (11) 2089-0800 Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas. Sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas.

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros Telefone: (11) 3024-2500 Aberta de terça a domingo, das 10 às 19 horas. No horário de verão até as 20h.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro