Ebola: crianças de Serra Leoa começam a voltar às aulas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
14/04/2015 - 12h20m

Ebola: crianças de Serra Leoa começam a voltar às aulas

Agência Lusa 
EPA/Agência Lusa
Surto já matou 10.500 pessoas, quase todas em Serra Leoa, na Libéria e na Guiné-Conacri
Surto já matou 10.500 pessoas, quase todas em Serra Leoa, na Libéria e na Guiné-Conacri

 Freetown - Cerca de 1,8 milhão de crianças de Serra Leoa começam a voltar nesta terça-feira (14) gradualmente à escola, mais de oito meses depois da suspensão das aulas para conter a propagação do vírus ebola.

As salas de aulas têm estado vazias desde que o governo anunciou estado de emergência, em julho de 2014, em resposta ao surto que já matou 10.500 pessoas, quase todas em Serra Leoa, na Libéria e na Guiné-Conacri.

Mais de 3.800 mortes ocorreram em Serra Leoa, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Isso é um passo muito importante na normalização da vida no país”, disse o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Serra Leoa, Roeland Monasch, em comunicado.

“Educação para todos é uma parte fundamental do processo de recuperação", acrescentou.

Com a diminuição do índice de novas infecções, o início da reabertura das aulas foi marcado para 30 de março, mas o registro de novos casos, sobretudo em torno da capital, Freetown, e em três distritos ocidentais, fez com que fosse adiado para hoje.

Em seu último balanço, a OMS indicou que na semana até 5 de abril foram registrados 9 casos de ebola em Serra Leoa, depois de, na semana anterior, terem sido registrados 25. Foi a quinta queda semanal consecutiva e o menor número de casos em uma semana, em quase um ano.

Para garantir a segurança dos alunos, o Unicef deu curso de formação sobre prevenção do ebola a cerca de 9 mil professores.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro