São Paulo, SP, 25/04/2024
 
09/12/2014 - 12h13m

Ebola: Países vizinhos de áreas mais afetadas devem ficar em alerta

Agência Lusa 
Reprodução
David Nabarro disse que os países vizinhos das zonas afetadas pela doença devem estar reparados para entrada de novos casos
David Nabarro disse que os países vizinhos das zonas afetadas pela doença devem estar reparados para entrada de novos casos

Genebra - O enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas sobre o Ebola, David Nabarro, disse nesta terça-feira (9) à Agência Lusa que os países vizinhos das zonas mais afetadas pela doença devem estar em alerta e preparados à entrada de casos suspeitos.

"Quero que todos os países estejam em alerta e preparados porque não se sabe quando o problema pode chegar", disse David Nabarro, após uma visita de duas semanas à África Ocidental onde esteve na Libéria, Guiné-Conacri, em Serra Leoa e no Mali.

Ele sublinhou a importância de manter os níveis de alerta e de prontidão nos países vizinhos. Segundo ele, é importante que os países nas regiões próximas das nações afetadas por ebola "estejam bem preparados para a chegada de pessoas suspeitas de terem contraído o ebola".

David Nabarro salientou que é preciso manter a atenção e os esforços para eliminar a epidemia. Ele acrescentou que o surto "ainda é forte" e, por isso, as autoridades sanitárias não podem "relaxar". "Enquanto houver infeções, [o vírus] pode propagar-se facilmente até lugares onde não há vírus".

A epidemia de ebola começou há perto de um ano e já infectou cerca de 16 mil pessoas das quais 7 mil morreram, especialmente na África Ocidental. Os países mais afetados pelo vírus são a Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro