Egito vai rever ajuda estrangeira para evitar pressões políticas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
18/08/2013 - 18h30m

Egito vai rever ajuda estrangeira para evitar pressões políticas

Agência Brasil/Mariana Branco 
Agência Brasil/Agência Lusa
Clima de hostilidade continua no Cairo, envolvendo partidários de Musri e militares
Clima de hostilidade continua no Cairo, envolvendo partidários de Musri e militares

Brasília - O Egito vai rever a ajuda internacional que recebe, disse hoje (18) o ministro das Relações Exteriores do país, Nabil Fahmi. O ministro disse que a ajuda estrangeira não deve implicar uma intervenção nos assuntos internos egípcios. Segundo Fahmi, o que acontece atualmente "é mais importante do que pensar na ajuda externa".

Os conflitos no Egito começaram desde a deposição do presidente Mohamed Mursi, primeiro líder eleito democraticamente após a queda do regime ditatorial de Hosni Mubarak. Mursi foi retirado do posto no mês passado pelo Exército, que instituiu um governo interino. A Irmandade Muçulmana, partido do presidente deposto, pede seu retorno imediato ao poder. Os confrontos entre os apoiadores de Mursi e as forças de segurança já deixaram mais de 750 mortos.

O Egito vem recebendo críticas internacionais pelo que outros países consideram uso desproporcional da força contra a população. Apesar de publicamente terem repudiado os atos de violência, os Estados Unidos ainda não sinalizaram uma retirada da ajuda financeira concedida ao país. O Egito é o principal aliado norte-americano contra o terrorismo na região. O estado de emergência e o toque de recolher noturno continuam em vigor no país africano.

*Com informações da Agência Lusa

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro