Eleições na Nigéria respeitaram "princípios continentais e regionais", diz União Africana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
30/03/2015 - 13h30m

Eleições na Nigéria respeitaram "princípios continentais e regionais", diz União Africana

Agência Lusa 

Abuja - A União Africana considerou nesta segunda-feira (30) que as eleições presidenciais na Nigéria respeitaram “de modo satisfatório os princípios continentais e regionais das eleições democráticas”.

A missão da União Africana, de observação das eleições (Aueom), considera, de acordo com avaliação preliminar, que “o processo eleitoral foi globalmente pacífico, durante o credenciamento (verificação biométrica da identidade dos eleitores), o voto e a contagem” dos boletins. Os trabalhos foram feitos “na presença de observadores internacionais, da sociedade civil e de partidos políticos”, segundo comunicado.

“O povo da Nigéria mostrou a sua paciência e a sua determinação em ter um processo democrático pacífico”, adiantou.

A Aueom “incentiva todas as partes a recorrer aos meios legais existentes em caso de haver uma contestação dos resultados”.

Além da missão da União Africana, acompanharam as eleições, sábado (28) e domingo, outras equipes de observadores, especialmente da União Europeia, das Nações Unidas e da Commonwealth.

Cerca de 69 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o presidente, os 109 senadores e os 360 deputados do país, o mais populoso de África, o primeiro produtor de petróleo e a primeira potência econômica do continente.

Pela primeira vez, os eleitores foram identificados por meio de leitores de impressões digitais, com o objetivo de reduzir as fraudes que marcaram eleições anteriores.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro