Elvis Presley: 37 anos sem o Rei do Rock. Conheça sua trajetória - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
18/08/2014 - 18h10m

Elvis Presley: 37 anos sem o Rei do Rock. Conheça sua trajetória

Agência Hoje/Isabela Guiaro 
Reprodução
Elvis faleceu em 1977, deixando uma legião de fãs que até hoje não acreditam em sua morte.
Elvis faleceu em 1977, deixando uma legião de fãs que até hoje não acreditam em sua morte.

São Paulo (Hoje São Paulo) – Elvis Aaron Presley nasceu em East Tupelo (Mississipi), no dia 8 de janeiro de 1935. Iniciou sua carreira no começo dos anos 50, sendo que em 1954 ele já era um sucesso nas rádios da cidade de Memphis (Tennessee) com a música “Blue Moon Of Kentucky”, que estava em primeiro lugar na parada country. Depois disso, passou a ser chamado para entrevistas e apresentações em diversos lugares, enquanto cada vez mais suas músicas emplacavam nas rádios.

Foi em 1956 que ele alcançou a fama mundial, criando um novo estilo de música e manifestação cultural. Suas apresentações televisivas foram um tanto censuradas devido aos movimentos que ele fazia com os quadris, o que lhe deu, também, o apelido “Elvis The Pelvis”. Ele também impressionava bastante pelo alcance vocal que possuía. O cantor passou a fazer testes para filmes, tendo participado de vários, como “Love Me Tender” e “Jailhouse Rock”.

Após uma pausa na carreira no final dos anos 50 para servir ao exército, Elvis se apresenta no “The Frank Sinatra Show - The Timex Special”, batendo recorde de audiência. Contrariando seu empresário e a gravadora, lança um álbum gospel em 1960, no qual participou de toda a produção, para homenagear sua mãe que havia falecido. Nessa época também fez parte de vários filmes como “Viva Las Vegas”, que até hoje é bem elogiado.

Em 1967 ganhou um Grammy pelo seu álbum “How Great Thou Art”, que obteve excelentes críticas. Nessa mesma época, casou-se com Priscilla Beaulieu e em fevereiro de 1968 nasceu a única filha do casal: Lisa Marie Presley. Já em 1969, retornou à música com temporadas de shows em Las Vegas e novas gravações, como a famosa “Suspicious Mind”.

Nos anos 70, Elvis fez mais temporada de grandes espetáculos que reinventaram a concepção de shows, criando as mega tours e reunindo milhares de pessoas. Ele quebrou todos os recordes de público, lotando, também, o famoso Madison Square Garden. Lançou um documentário chamado “That's The Way It Is”, com cenas de estúdio e ao vivo. Enquanto isso, seu relacionamento desandava, e em 1973 se divorciou oficialmente de Priscila. No mesmo ano, fez seu primeiro show especial com transmissão ao vivo para diversos países, chamado “Aloha From Hawaii”.

Os seguintes anos foram marcados por recordes de público, elogios e Grammy. Porém, a partir do primeiro semestre de 1977, passou a mostrar-se um tanto frágil e com a saúde debilitada. Em 16 de agosto do mesmo ano, Elvis foi encontrado morto em seu banheiro. A notícia causou comoção em todo o mundo.

Após sua morte, tornou-se ainda mais famoso, sendo considerado um mito. Até hoje existem diversos concursos de imitação e covers do Rei do Rock. Alguns são por diversão, outros aparecem em programas de TV e a maioria acontece em Las Vegas.

Entre seus maiores sucessos estão “Always on My Mind”, “Love Me Tender”, "All Shook up", “Blue Suede Shoes”, “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”, “Jailhouse Rock”, “It's Now Or Never”, “Can’t Help Falling In Love”, “Surrender”, “Suspicious Minds”, “Burning Love”, “My Way”, “Kiss Me Quick” e “Sweet Caroline”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro