Em 2002, pressão sobre técnico foi bem maior. Veja histórias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
08/05/2014 - 06h53m

Em 2002, pressão sobre técnico foi bem maior. Veja histórias

Agência Hoje 
CBF/Rafael Ribeiro
Habituado às pressões antes da convocação de jogadores, Felipão participa de reunião de trabalho com Murtosa e Marin
Habituado às pressões antes da convocação de jogadores, Felipão participa de reunião de trabalho com Murtosa e Marin

Rio de Janeiro (Agencia Hoje) - As pressões sofridas por Felipão antes da convocação dos 23 jogadores da seleção brasileira nesta quarta-feira, 7,  para a Copa de 2014, não se comparam com tudo o que o técnico sentiu em 2002, há 12 anos. Na época, imprensa, dirigentes e torcedores insistiam na inclusão de Romário e foi difícil contornar.

Veja o relato preparado pela assessoria da CBF a respeito do assunto:

Certamente não houve brasileiro submetido a maior pressão do que o técnico da Seleção Brasileira nos meses que antecederam a convocação para a Copa do Mundo de 2002.

Felipão se viu cercado por todos os lados: imprensa, torcedores, técnicos de plantão, todos clamavam pela chamada de Romário, o herói do tetra e maior esperança de gols para a conquista do penta.

Fiel ao planejamento traçado - assumiu a seleção um ano antes, em meio às Eliminatórias -, Felipão seguiu o que ditava a sua consciência e a convicção no acerto do trabalho da comissão técnica.

Naquele 6 de maio de 2002, debaixo de grande expectativa, o técnico divulgou a lista dos 23 - sem o nome do artilheiro.

O tempo provou que o técnico estava no caminho certo.

- Lembro que, na véspera, fizemos uma última reunião à noite, para revisar tudo, acertar os últimos detalhes. Mantivemos a nossa convicção, de que o trabalho estava na direção certa para conseguir o objetivo maior, que era a conquista do penta.

Doze anos depois, nesta véspera de convocação para a Copa do Mundo do Brasil, Felipão repetiu a reunião com os integrantes da comissão técnica. Passou o dia em conversas com Parreira, Murtosa e o analista de desempenho Thiago Larghi, dando os últimos retoques. Mas em um cenário completamente distinto, sem pressão nem clamor nacional por algum nome.

- Pode não haver clamor, mas expectativa sempre vai haver sobre esse ou aquele jogador.

- Mas então, Felipão, vai haver alguma surpresa?

- Pode ser que exista uma surpresa para alguém ou uma divergência de nomes, o que é natural... Mas, para quem vem acompanhando o nosso trabalho, dá para saber quem serão 21, 22 jogadores, por aí. Posso adiantar que será uma lista feita com a coerência que vem marcando todas as nossas convocações.

Para Felipão e toda a comissão técnica a Copa do Mundo de 2014 já começou faz tempo. Desde o ano passado, por exemplo, a programação já está pronta. Amistosos, observações, dentro e fora de campo, reuniões, visita a jogadores que atuam na Europa, todo esse planejamento visa ao Mundial.

Mas simbolicamente, o pontapé inicial será dado nesta quarta-feira, quando Felipão ler os nomes dos 23 jogadores que terão a missão de representar a Seleção Brasileira na Copa.

- Nesse sentido, sim, a Copa do Mundo começa para todos nós, amanhã.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro