São Paulo, SP, 26/04/2024
 
12/09/2016 - 14h46m

Em participação inédita na categoria, dupla de ciclistas fica em 13º

Agência Brasil/Cristina Índio do Brasil 
Agência Brasil/Cristina Índio do Brasil
Atleta Márcia Fanhani, deficiente visual, e a piloto Mariane Ferreira ficaram em décimo terceiro lugar
Atleta Márcia Fanhani, deficiente visual, e a piloto Mariane Ferreira ficaram em décimo terceiro lugar

Rio de Janeiro - No último dia de competições no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, zona oeste do Rio, a dupla de brasileiras do ciclismo de pista não conseguiu se classificar na categoria 3 mil metros. Márcia Fanhani, deficiente visual e a piloto Mariane Ferreira fizeram o tempo de 4:10:058 e ficaram em décimo terceiro lugar. Apenas as quatro primeiras duplas se classificam para a disputa das medalhas.

Apesar de achar que ainda tem o que evoluir, Márcia Fanhani disse que a dupla está no caminho certo nos treinamentos e se mostrou muito feliz por competir, já que é a primeira vez que uma dupla brasileira compete na categoria Tandem em uma Paralimpíada. A prova é disputada por deficientes visuais em bicicletas de dois lugares, sendo que o ciclista da frente ou piloto, enxerga normalmente.

Márcia destacou que a alegria foi ainda maior porque a estreia foi no Brasil, com a participação da torcida dando apoio e carinho. "Não tem como explicar e agora é desenvolver o nosso trabalho", disse ao revelar que mesmo mantendo a concentração durante a prova é possível ouvir a manifestação da torcida.

A dupla ainda tem mais duas competições na Paralimpíada do Rio: na quarta-feira (14) disputam a prova de ciclismo contrarrelógio e no sábado (17), o ciclismo de estrada. As duas modalidades são disputadas na rua.

A piloto Mariane Ferreira disse que está otimista para as próximas provas. "Estamos positivas em ter uma boa representação para o nosso país ", disse.

Treinamento

A dupla se juntou há dois anos, depois de trocas de mensagens pelas redes sociais. Mariane já atuava como ciclista e Márcia estava precisando de uma piloto. Como são de cidades diferentes cada uma treina onde mora e de 15 em 15 dias ou uma vez por mês se encontram para se preparar juntas.

"O ideal é estar as duas juntas treinando sempre, mas como moramos em cidades diferentes acaba dificultando um pouco, mas não acredito que isso seja empecilho nenhum", contou Márcia.

Medalhas

A medalha de ouro na classe ficou com a dupla da Grã Bretanha Lora Turnham e Corrine Hall. A de prata com as ciclistas da Nova Zelândia Emma Foy e a de bronze com as britânicas Sophie Thornhill e Helen Scott.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro