Embaixador sírio em Bagdá deserta e chama Exército à 'revolução' - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
12/07/2012 - 09h43m

Embaixador sírio em Bagdá deserta e chama Exército à 'revolução'

Agence France Presse 
©AFP/AL-JAZEERA
Nawaf Fares lê comunicado anunciando sua deserção à oposição síria, em vídeo divulgado pela Al-Jazeera
Nawaf Fares lê comunicado anunciando sua deserção à oposição síria, em vídeo divulgado pela Al-Jazeera

BAGDÁ, Iraque (AFP) - O embaixador da Síria no Iraque, Nawaf Fares, pediu ao Exército sírio que se "una imediatamente às fileiras da revolução", em comunicado difundido pela rede de televisão Al-Jazeera após a "deserção" do diplomata.

"Declaro minha deserção como representante da República Árabe Síria no Iraque e minha saída do partido Baath" (no poder), diz o diplomata em um vídeo divulgado pela Al-Jazeera no Qatar.

"Peço a todas as pessoas dignas e livres da Síria, especialmente aos militares, que se unam de imediato às fileiras da revolução", acrescenta o embaixador - que não revela seu paradeiro - antes de exclamar: "voltem os canhões contra os criminosos deste regime que mata seu povo".

"Todos os jovens da Síria devem se unir imediatamente à revolução para afastar o pesadelo e este bando que tem semeado a corrupção e a destruição do estado e da sociedade na Síria por mais de 40 anos".

Fares pede ainda aos militantes do Baath que desertem porque o regime transformou o partido "em um instrumento de repressão ao povo e as suas aspirações de liberdade e dignidade".

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro