Embaixadora dos EUA diz que Brasil é parceiro natural, apesar de divergências eventuais - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
25/04/2015 - 19h19m

Embaixadora dos EUA diz que Brasil é parceiro natural, apesar de divergências eventuais

Agência Hoje 

Brasília (Agência Hoje) - A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, disse neste sábado, 25, que o Brasil é um parceiro natural e que continuará trabalhando para ampliar o relacionamento. A declaração foi feita durante o XX Encontro Nacional de Relações Internacionais, organizado pelos alunos da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Na ocasião, a embaixadora falou sobre a relação entre os dois países e destacou a importância do Brasil como parceiro no mundo atual. “O Brasil é um líder e, por isso, tudo o que faz e diz importa cada dia mais. Nós dos Estados Unidos reconhecemos este fato, o apreciamos e estamos na expectativa de ampliar nosso trabalho conjunto”, afirmou.

Para Ayalde, os dois países juntos têm um potencial ilimitado, que vai além do que cada um poderia conseguir por conta própria. Ela destacou que o Brasil e os Estados Unidos são as maiores democracias e economias do hemisfério, compartilham histórias similares, possuem diversidade étnica e geográfica e apresentam características de países de dimensões continentais.

De acordo com ela, tais semelhanças fazem do Brasil e dos Estados Unidos parceiros naturais, porém, afirmou que este fato não inclui a expectativa de que a parceria se traduza em ausência de discordância.

“Quanto mais próximos trabalharmos, quanto mais ampla nossa agenda conjunta, maiores as chances de surgirem desacordos legítimos e naturais, mas estou confiante que serão discordâncias saudáveis de parceiros estratégicos. Serão diferenças sobre o caminho a ser seguido e não em relação aos objetivos almejados”, finalizou a embaixadora.

O XX Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) terminou neste sábado, dia 25 de abril, e foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A palestra de encerramento do evento ocorreu às 16h proferida pela ex-senadora Marina Silva, que falou sobre o papel da política no enfrentamento dos desafios da sustentabilidade global.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro