Empresários pedem desoneração para contratação de pesquisadores - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
23/02/2015 - 16h47m

Empresários pedem desoneração para contratação de pesquisadores

Agência Brasil/Daniel Mello 

São Paulo -O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo se reuniu nessa segunda-feira (23) com diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e representantes de entidades ligadas à educação profissional, como Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para discutir demandas apresentadas pelo setor, como redução de impostos na contratação de mestres e doutores para atuarem como pesquisadores na iniciativa privada.

O ministro reconheceu a necessidade de mudanças que permitam maior participação das empresas no desenvolvimento de novas tecnologias. “Nós temos essa deformação no Brasil. O grosso do nosso esforço de pesquisa e desenvolvimento está concentrado no setor público. E nós precisamos fazer um esforço de ampliar a presença de pesquisadores no setor privado, como é o caso dos Estados Unidos”, ressaltou após a reunião.

Aldo disse ainda que a proposta de desoneração será avaliada pelos técnicos do ministério. De acordo com o ministro, é preciso fazer um balanço dos benefícios práticos da medida e o impacto nas contas públicas. “Eu acredito que o impacto é muito pequeno e o resultado é muito promissor”, avaliou.

Além disso, o ministro destacou que o governo irá fortalecer as parcerias com o setor privado através dos mecanismos já existentes, como a Financiadora de Estudos e Projeto (Finep), e incentivar a cooperação com os institutos públicos de pesquisa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro