Empresas gaúchas contratam imigrantes haitianos com visto humanitário - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
13/05/2012 - 16h31m

Empresas gaúchas contratam imigrantes haitianos com visto humanitário

Folhapress 

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - Duas empresas do Rio Grande do Sul contrataram os últimos 27 dos 245 haitianos recebidos pelo estado do Acre desde que o país sofreu um terremoto, em janeiro de 2010. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o Ministério da Justiça, cerca de 5 mil imigrantes do Haiti foram autorizados pelo governo federal a entrar no Brasil desde então.

Inicialmente, os haitianos receberam visto brasileiro de caráter humanitário. A partir de 12 de janeiro, uma resolução interministerial criou um novo de canal de vistos, em que são concedidas cem permissões de entrada no país por mês, a serem emitidas pela embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti; sem necessidade de comprovação de vínculo empregatício.

Os haitianos recém-contratados no Brasil partiram do Acre na terça-feira chegaram a Sarandi, no norte do estado gaúcho, na última sexta.

Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre (Sejudh), a maioria dos outros haitianos foram trabalhar, principalmente, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As duas empresas gaúchas responsáveis pelas contratações foram a Mirasul de têxteis, que receberá 13 funcionários e a Finger indústria moveleira, que receberá 14. Ambas as empresas arcaram com todos os custos do transporte dos haitianos até o Rio Grande do Sul.

A Mirasul e a Finger explicaram que os principais motivos de terem contratado os imigrantes são a falta de mão de obra disponível e a solidariedade em relação ao grupo.

"Temos que ser humanos para fazer a parte da gente. A empresa não tem nenhum benefício, pelo contrário. Patrocinamos viagem, benefícios e cursos, porque eles não têm conhecimento do trabalho", disse o diretor administrativo da Mirasul, Bruno Pedro Rech.

Rech informou que o maior desafio dos novos funcionários será aprender português. Depois de um período de adaptação, entre 30 e 90 dias, os recém-contratados receberão treinamento contínuo para as funções que irão exercer. Pela Mirasul, os haitianos terão salário de cerca de R$ 700, mais vale alimentação e transporte.

De acordo com o supervisor de Marketing da Finger, Servílio Luiz Geller, a experiência com a mão de obra de estrangeiros é positiva. Na empresa de móveis, os funcionários deverão receber aproximadamente R$ 900.

"Estamos sem trabalhadores e eles estão procurando emprego, então é uma opção. Já temos senegaleses trabalhando e a experiência deu certo", explicou Geller.

Os haitianos redigiram uma carta ao governo brasileiro e às empresas que os contrataram, por meio de um porta-voz, em que agradecem o apoio prestado.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro