Encontro reúne movimentos culturais voltados para jovens carentes no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
21/01/2016 - 12h33m

Encontro reúne movimentos culturais voltados para jovens carentes no Rio

Agência Brasil/Flávia Villela 

Rio de Janeiro - Integrantes de mais de 100 projetos culturais voltados para jovens carentes vão se encontrar no Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (21), na sede do Rio Criativo, na Praça XI, centro da capital fluminense. O evento Territórios Culturais em Rede vai até sábado (23) e terá palestras, painéis, oficinas e apresentações artísticas, além de serviços de orientação e consultorias com instituições parceiras, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Agência de Fomento do Estado.

Os projetos foram selecionados pelo edital Microprojetos, da Secretaria de Cultura, e o processo de seleção recebeu mais de 370 inscrições de nove regiões do estado. Entre os temas a serem abordados pelas iniciativas escolhidas estão moda, música, mídia comunitária, literatura, artes cênicas, audiovisual, gastronomia, memória, turismo e gestão cultural.

O tema da palestra de abertura, às 17h30, será Territórios populares: concepções e ressignificações contemporâneas, debatido pela coordenadora de Metodologia da Agência de Redes para Juventude, Ana Paula Lisboa, o antropólogo e historiador Marcos Alvito e o geógrafo e diretor do Observatório de Favelas, Jorge Luiz Barbosa.

Na sexta-feira (22), a partir das 11h, o público poderá debater os temas Mídias Comunitárias, Coletivos culturais e Mobilização de valores. Também serão oferecidas as oficinas Como mobilizar redes transformadoras, das 10h às 11h, e Planejamento e gestão financeira, das 15h às 18h.

A programação completa do encontro pode ser acessada na página: www.cultura.rj.gov.br/territoriosculturais

Territórios Culturais em Rede faz parte do Programa Territórios Culturais RJ, fruto de parceria entre a Secretaria de Cultura, com o patrocínio da Light, do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do programa Caminho Melhor Jovem, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro