Enem: Primeira Guerra Mundial e Crise de 1929 são temas que podem cair na prova de história - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
16/10/2015 - 13h48m

Enem: Primeira Guerra Mundial e Crise de 1929 são temas que podem cair na prova de história

Portal EBC 

Brasília - A menos de dez dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ordem é priorizar a revisão dos conteúdos mais importantes. Você sabe quais são os assuntos prioritários em História Geral? Ainda não? Pois então prepare-se para assistir a mais um episódio da websérie Fica a Dica Enem.

Neste vídeo, o professor Tiago Diana aponta quais são esses conteúdos pra ajudar você a se organizar com os estudos na reta final para o Enem. Confira:

Primeira Guerra Mundial

Primeiro conflito em escala mundial, a Primeira Guerra ocorreu entre os anos de 1914 e 1918, envolvendo dois blocos de países: a Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Áustro-Húngaro e Reino de Itália, e a Tríplice Entente, composta pelo Reino Unido, França e Império Russo. Os Estados Unidos se uniram à este último bloco já no final da guerra.

O conflito é um importante marco na história contemporânea, pois reconfigura o mundo, trazendo uma série de transformações econômicas, políticas e sociais.

Crise de 1929

Após o final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornaram a principal potência do planeta, vivendo um grande período de desenvolvimento econômico que deu origem ao chamado "american way of life", um estilo de vida baseado no capitalismo e no consumo, que teve grande impacto sobre a economia e os costumes dos países do mundo inteiro.

O modelo econômico norte-americano, no entanto, esbarrou em uma crise de superprodução, ou seja, produzia-se mais que a capacidade de consumo das pessoas.

A crise leva à queda do liberalismo, teoria que pregava a emancipação da economia das intervenções do Estado, e abre espaço para o avanço dos regimes totalitários (ditaduras, nazismo, fascismo), principalmente na Europa e na América Latina.

No caso do Brasil, a crise de 1929 acarretou uma grave crise na economia baseada na cafeicultura, que, por sua vez, gerou as condições para a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder, no chamado Governo Provisório, que durou de 1930-1934.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro