Enem: saiba quais temas podem cair na prova de matemática - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
23/10/2015 - 13h34m

Enem: saiba quais temas podem cair na prova de matemática

Portal EBC 
Reprodução
Professor explica quais temas podem cair na prova de matemática
Professor explica quais temas podem cair na prova de matemática

Brasília - A apenas dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora da última revisão de conteúdos. Os candidatos devem diminuir o ritmo de estudos e colocar o sono em dia, além de cuidar da alimentação e se dedicar a alguma atividade de lazer para não ter um "branco" por causa do nervosismo.

Para ajudar você a revisar os conteúdos para o exame, o professor Wesley Chaves, do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Brasília, traz dicas importantes para você se dar bem na prova de matemática em mais um episódio da websérie Fica a Dica Enem.

No vídeo, ele aponta os assuntos que mais caíram na prova de matemática das últimas edições do Enem. São eles:

Conhecimentos numéricos

Razão, proporção, regra de três simples, esclas, porcentagem, conversões de medidas, progressões aritmética e geométrica estão estre os conteúdos relacionados ao conhecimento númerico que sempre aparecem nas provas do Enem. "Não se esqueçam também de estudar análise combinatória. Eles [preparadores das provas] gostam muito", diz o professor.

Conhecimentos algébricos

Pelo estilo da prova, que busca relacionar os conteúdos a situações do dia a dia, alguns dos itens que surgem com frequência no exame são a função afim, a função quadrática e o plano cartesiano.

Estatística

"Análise de gráficos e tabelas cai o tempo todo no Enem", relata Chaves. Por isso, é importante revisar os conceitos de média, mediana, moda, varinância e desvio padrão. O professor sugere que você resolva exercícios que envolvam questões de probabilidade, também muito comuns no exame.

Geometria

"Geometria plana também é outro item que sempre cai", ressalta Wesley. Segundo ele, o cálculo de áreas de figuras planas, semelhanças de triângulos são assuntos recorrentes nas provas e merecem uma atenção especial dentro da sua revisão.

Em geometria espacial a coisa não é diferente. "Na última prova, mais de 11 questões envolviam a ideia de cilindro", relata ele. Então, não marque bobeira e revise conteúdos como cilindro, prismas, cubos, esferas, cones e pirâmides. O professor alerta para que você tenha muita paciência e atenção na resolução das questões envolvendo conceitos de geometria espacial. "Muitas vezes basta você analisar a questão, basta rotacionar ou planificar [a figura] que você já resolve facilmente", aponta.

Confira o vídeo

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro